Estado de saúde de Emílio Santiago 'inspira cuidados'

O cantor Emílio Santiago, de 66 anos, foi internado na manhã desta quinta-feira, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, quando não há hemorragia. Ele está consciente, mas com alguma dificuldade para movimentar o lado direito do rosto. De acordo com boletim médico, o estado de saúde do cantor "inspira cuidados".

CLARISSA THOMÉ, Agência Estado

07 de março de 2013 | 18h30

Santiago estava sozinho em casa, no Flamengo, quando começou a se sentir mal. O cantor foi encontrado pela empregada, que chamou uma ambulância. Ele chegou ao hospital às 8 horas e recebeu a medicação alteplase, indicada para tratar AVC isquêmico até quatro horas e meia depois do início dos sintomas. Se o paciente recebe o remédio nos primeiros 90 minutos depois do início do AVC, a chance de ele se recuperar sem sequelas é de 90%, informa a presidente da Rede Brasil AVC, Sheila Martins.

"O AVC isquêmico ocorre quando se forma um coágulo numa artéria do cérebro. Na formação desse coágulo, uma área do cérebro morre e a que está ao redor entra em sofrimento. O medicamento desentope a artéria e permite que o sangue retorne à região", explicou a médica. O remédio não é indicado para o AVC hemorrágico, por aumentar o fluxo sanguíneo.

O AVC tem sintomas repentinos, como perda da força, dormência, dificuldade para se comunicar ou entender a fala, falta de equilíbrio e coordenação, e dor de cabeça. "Tem um teste simples: se o rosto do paciente entorta quando ele sorri; se ao levantar os braços para cima, um deles cai; e se o paciente não consegue articular uma frase simples, pode ser um AVC. Ele deve ser levado para um hospital referência", informou Sheila.

Hoje, 115 hospitais, entre instituições públicas e particulares, integram a Rede Brasil AVC. "Em 2008, eram apenas 35", afirma Sheila. A recomendação é procurar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). "A rede está crescendo e o serviço de ambulâncias tem as informações mais atualizadas", afirmou. Emílio Santiago estava em turnê com o show "Só danço samba". As apresentações previstas para Campinas e Rio estão suspensas. Ele não tem previsão de alta e as visitas estão proibidas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.