Imagem Cristina Padiglione
Colunista
Cristina Padiglione
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Esporte na TV cresceu 53% em sete anos; MMA avançou 100%

Quem duvida que esporte é item cada vez mais relevante para a TV? Pesquisa inédita do Ibope Repucom na TV brasileira, obtida com exclusividade pelo Estado, aponta que o tempo dedicado ao assunto cresceu 53% de 2007 a 2013, atingindo o total de 286,8 mil horas na soma do período. O valor inclui o tempo da transmissão de jogos, eventos, documentários e programas jornalísticos de todas as modalidades esportivas - sem Copa. Eis os dados mais relevantes do estudo.

Cristina Padiglione, O Estado de S.Paulo

16 de julho de 2014 | 02h05

No último ano, as seis principais modalidades (futebol, automobilismo, vôlei, tênis, artes marciais/lutas e basquete) representaram 86% das horas dedicadas ao esporte na TV.

O futebol é a modalidade com maior tempo de exposição. Em 2013, somou 34.119 horas, ou 63% de toda transmissão esportiva do ano. E cresceu 73% em relação a 2007, passando de 19.739 horas para 34.119 horas.

Em 2.º lugar, está o automobilismo, com 3.112 horas, seguido pelo vôlei, com 2.736 horas na TV em 2013.

O grande destaque está em outro quesito: Artes Marciais e Lutas, que ocupam a 5.º posição no ranking e cresceram mais de 100%. Saltaram de 981 horas em 2007 para 2.209 horas em 2013. Segundo dados do Sponsorlink do Ibope Repucom, 62% da população declara interesse pela modalidade; 19% tem "muito interesse" (são os super fãs de MMA). Nesse universo, 80% buscam informações esportivas na TV.

O MMA continua em alta entre a plateia feminina, que hoje já representa 47% dos super fãs. Jovens e público do Norte e Nordeste se destacam no interesse pelo gênero.

Junto & Misturado. Bruno Mazzeo participa do capítulo de hoje de Geração Brasil, a novela das 7 da Globo, como ele mesmo. Será o primeiro cliente do famoso guru Brian Benson (Lázaro Ramos), que, durante a consulta, fará várias menções ao trabalho do ator e roteirista. 

Cozinha Prática de Rita Lobo volta à grade do canal GNT no dia 4, em nova temporada. 

A Globo vai remodelar as propostas do Globo Cidadania, com ecologia, educação, trabalho e inovação, num novo programa: Como Será?, com Sandra Annenberg, estreia dia 9 de agosto, tomando duas horas das manhãs de sábado - das 6h às 9h - com parceria do Canal Futura.

O canal FX comemora o salto da 9ª para a 7ª posição, com crescimento de 27%, no primeiro semestre deste ano, no ranking de TV paga, em relação ao mesmo período de 2013. O estudo vale para o primetime (das 18h à 1h), entre homens e mulheres de 18 a 49 anos. 

Cenas do casamento de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) vão ao ar a partir de hoje, na novela Em Família. As noivas honram a tradição do vestido branco na cerimônia. 

Vida Alves ganha nova sessão de lançamento de seu livro, Televisão Brasileira: O Primeiro Beijo e Outras Curiosidades, segunda-feira, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, pelo selo da Pró-TV.

Tudo o que sabemos sobre:
Cristina Padiglione

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.