Espetáculo 'Lord of the Dance' volta a São Paulo

Visto por mais de 100 milhões, show de dança irlandesa chega hoje à capital paulista

Maiara Camargo - Jornal da Tarde,

25 de maio de 2011 | 10h03

Visto em quase 70 países por mais de 100 milhões de espectadores ao longo de quase 15 anos de existência, "Lord of the Dance" é apontado como o mais premiado espetáculo de dança irlandesa. Criada pelo americano descendente de irlandeses Michael Flatley, a megaprodução desembarca hoje em São Paulo, onde realiza sete apresentações até o próximo domingo, na Via Funchal.

"Lord of the Dance" nasceu em 1996, após Flatley se desentender com a direção do show de sapateado irlandês Riverdance e abandonar o projeto. Na sequência, o bailarino seu uniu à coreógrafa Marie Duffy Pask e ao compositor Ronan Hardiman, dando início à criação de Lord, processo que levou seis meses. "No instante em que nos encontramos, eu soube que estamos fazendo algo que seria um sucesso", lembra Flatley.

No palco, 50 bailarinos apresentam, com uma coreografia cheia de sapateado, uma história que narra a luta do bem contra o mal, inspirada no folclore irlandês. O Deus da Dança (Lord of the Dance) precisa descobrir um meio de proteger seu povo da fúria de Don Dorcha, uma entidade maligna que planeja conquistar o território irlandês. Ao todo são 21 cenas pontuadas por músicas dramáticas e efeitos de luz e pirotécnicos.

Para Flatley, ao mostrar o embate entre mal e bem, o espetáculo dialoga com espectadores de todas as culturas. "A precisão da dança e da história e, ainda, a energia da música conseguem chamar a atenção de pessoas de todos os gostos, que vivem em qualquer parte do mundo", afirma.

Quem já teve a oportunidade de ver "Lord of the Dance" pessoalmente ou por DVD - que já teve cerca de 13,8 milhões cópias vendidas - pode notar algumas diferenças na produção que chega ao País. O diretor Flatley explica: "O show tem evoluído ao longo dos anos, mas o conceito é o mesmo. Eu atualizei alguns movimentos, além da iluminação e dos figurinos", diz.

Lord of the Dance - Via Funchal (Rua Funchal, 65). Tel. (011) 3846-2300. Hoje, amanhã e sexta, às 21h30. Sábado, às 16h30 e às 21h30. Domingo, às 16h30 e às 20h30. 3.075 lugares. Ingressos: de R$ 80 a R$ 300. Livre.

Tudo o que sabemos sobre:
dançaLord of the Dance

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.