Imagem Cristina Padiglione
Colunista
Cristina Padiglione
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Especial de Graciliano na Globo ensaia roteiro para série em 2014

Adaptação do conto O Olho Torto de Alexandre, de Graciliano Ramos, o especial de fim de ano Alexandre e outros Heróis, na Globo, já motiva o desenvolvimento de roteiro de uma série para 2014. Autor do projeto, o diretor Luiz Fernando Carvalho vai traçando, a essa altura, as linhas do quinto episódio para a extensão do enredo. A edição, que vai ao ar ainda este ano, quando se completam 60 anos da morte de Graciliano, consumiu duas semanas de gravações em Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas, terra do escritor.

Cristina Padiglione, O Estado de S.Paulo

21 de outubro de 2013 | 03h15

"Há mais de 20 anos, queria levar à televisão alguma obra de Graciliano, algo que mostrasse o lado lúdico e cômico dele, e não esse perfil sisudo e sério que todo mundo conhece", conta Luiz Fernando. A produção teve direito a ensaios, iniciados em agosto. Ney Latorraca é Alexandre; Marcelo Serrado é mestre Libório; Luci Pereira é Cesária, mulher de Alexandre; Flávio Bauraqui, o cego Firmino; Flávio Rocha, o cigano Gaudêncio; e Marcélia Cartaxo, a beata Das Dores.

Artes plásticas. Tudo foi gravado às margens do Rio São Francisco, em uma antiga fazenda que promete levar o espectador de volta aos anos 40, graças a uma minuciosa reforma comandada pelo artista plástico Raimundo Rodriguez. Diretor de arte, Raimundo trabalha com Luiz Fernando desde a série Hoje É Dia de Maria. Foi ele quem providenciou o envelhecimento das paredes da casa, a restauração da cerâmica do piso, as marcas de fumaça nas lamparinas, a construção de um fogão a lenha e a reparação da estrutura de madeira do telhado.

Tudo o que sabemos sobre:
Cristina Padiglione

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.