PUBLICIDADE

Escritor chinês censurado vence Prêmio Franz Kafka

Yan Lianke levou galardão do governo tcheco, que já premiou Philip Roth e Harold Pinter

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O escritor chinês Yan Lianke foi escolhido o vencedor do Prêmio Franz Kafka 2014, premiação literária internacional promovida pela República Tcheca. É a primeira vez que um escritor da China vence o Prêmio. Lianke foi escolhido para receber por seu "caráter humanista, sua contribuição à tolerância cultural e religiosa e sua habilidade de apresentar um testemunho do nosso tempo".

PUBLICIDADE

Considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea de seu país, Lianke teve quatro romances proibidos pelo governo chinês, entre eles A Serviço do Povo - que ganhou forte repercussão em fóruns na internet e teve os direitos de publicação vendidos para 17 países. O livro foi publicado no Brasil pela Record, que também editou O sonho da aldeia Ding.

::: Cultura Estadão nas redes sociais :::
:: Facebook ::
:: Twitter ::

Única premiação literária internacional da República Tcheca, o Prêmio Franz Kafka foi criado em 2001. Entre os vencedores de edições anteriores estão o israelense Amos Oz (2013), o japonês Haruki Murakami (2006), o britânico Harold Pinter (2005) e o americano Philip Roth (2001).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.