Epitáfios

Marte e Netuno em oposição; a Lua continua minguando no signo de Aquário.

Quiroga, astro@o-quiroga.com.br, O Estado de S.Paulo

01 de junho de 2010 | 00h00

Quando a existência de um indivíduo humano chega ao fim e sua alma parte para o além, busca-se sintetizar sua vida num epitáfio, na tentativa de, por meio de uma frase lapidar, descrever o imenso e árduo labirinto do seu destino. Este exercício é muito interessante, porque induz à síntese e na busca desta se encontra o fio de meada ao redor do qual se alinhavaram todos os diversos acontecimentos dessa vida que chegou ao fim. Poderíamos fazer o mesmo com um momento da história, por exemplo o atual, nos esforçando para encontrar o fio condutor que integraria todos os diversos e aparentemente desconexos acontecimentos da atualidade, para assim descrever este momento numa frase lapidar, um epitáfio, às futuras gerações. Que epitáfio você escreveria?

ÁRIES 21-3 a 20-4

O atrevimento será essencial a partir de agora. Este nunca faltou a você, mas os últimos anos foram desafiadores o suficiente para obrigar a tomar atitudes mais conservadoras. Agora isso acabou, viva a ousadia!

TOURO 21-4 a 20-5

O mundo superior pode ser invisível, mas isso não o faz menos real. Pelo contrário, essa paródia de realidade com que nossa consciência se acostumou é que é pouco real, já que sustentada com mentiras e enganos.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Quanto tempo seria economizado se você simplesmente valorizasse mais a intuição do que a razão! Em vez de elaborar raciocínios complicados, você poderia lançar mão dos clarões intuitivos disponíveis.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Aprender a desejar é mais importante do que treinar-se para satisfazer todos os desejos. Com certeza, você já satisfez alguns desejos que depois se mostraram muito menos prazerosos do que pareciam originalmente.

LEÃO 22-7 a 22-8

Tudo que parecer bom demais, na prática se mostrará que era bom demais para ser verdade. As ilusões estão na ordem do dia, mas só caem nelas as pessoas que desejam iludir-se, já que não gostam da realidade em que vivem.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Envolver-se em segredos e fazer qualquer tipo de jogo ou estratégia por baixo do pano da consciência não seria propício no momento atual, você acabaria se enrolando mais do que o desejável. Pense nisso.

LIBRA 23-9 a 22-10

A palavra criatividade passa de boca em boca e é brandida com orgulho, mas na prática as portas se fecham toda vez que algo inovador se coloca em marcha. Conte com este paradoxo, porque é real e muito concreto.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Você tem tudo a favor para tentar atitudes inéditas, enlouquecendo um pouco para dar conta de tudo que acontece. Outrora você enfrentou as circunstâncias atuais, mas agora não seria sábio repetir as mesmas reações.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Qualquer atitude preguiçosa será negativa, pois ainda que conforte com a sensação de preservar o mundo como está, do jeito que foi inventado e que parece continuar dando certo, mudanças importantes vêm por aí.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Você se esforça diariamente para preservar o bom andamento da normalidade, porém, o mundo anda distante de preservar a normalidade, acontece exatamente o contrário, tudo está para lá de louco e insólito.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

O prazer é bom, mas torna a alma propensa à lassidão e preguiça. Enquanto isso, a dor é capaz de provocar a resposta da necessária disciplina para que as coisas entrem no eixo. As coisas devem entrar no eixo.

PEIXES 20-2 a 20-3

O desânimo se combate com disciplina e nada mais. Aquilo que parece adversidade é o bom sinal de que você está no caminho certo, pois se há difamação e problema, isso deve soar como elogio, já que provém dos trevosos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.