Entrelinhas

Apagão

Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2010 | 00h00

Um susto marcou o primeiro dia da Bienal: a energia elétrica faltou durante três momentos ao longo do dia, suspendendo momentaneamente diversas atividades. Curiosamente, o primeiro apagão aconteceu quando Zé do Caixão rumava para o Salão de Ideias, onde inauguraria o espaço naquela sexta-feira, 13 de agosto.

Multidão

Como sempre acontece em bienais do livro, a presença de algum superstar gera dor de cabeça na segurança. Dessa vez, foi o padre Marcelo, que atraiu uma pequena multidão a ponto de suspender momentaneamente a sessão de autógrafos.

Idioma

Enquanto o norueguês Jostein Gaarder arrisca algumas palavras em português, o inglês Conn Iggulden sofria com a comunicação: ele apenas aprendeu a falar "obrigado", mas com um sotaque tão sofrível que impede o entendimento.

Carona

De quinta-feira a domingo, cerca de 2 mil livros foram deixados em diversos pontos de São Paulo. Trata-se do BookCrossing, ação que pretende incentivar a leitura. As pessoas podem ficar com o livro até terminar a leitura e então deixar em outro ponto da cidade.

Futuro

Um intrigante convite foi feito pelo consultor especializado em tecnologia Ethevaldo Siqueira, entusiasta do livro digital: visite a Bienal e compare com a edição de 2026, quando ninguém precisará ir ao Anhembi - até porque, naquele ano, a Bienal já não precisará mais de um local físico para sua realização.

Alemanha

Os organizadores da Bienal do Rio já sabem qual será o país convidado para a edição de 2013: a Alemanha que, no mesmo ano, vai homenagear o Brasil na Feira de Frankfurt. Falta definir agora o homenageado do ano que vem.

Agenda

A imagem da literatura brasileira no exterior é o tema de debate que vai reunir os escritores Milton Hatoum, Marçal Aquino e o crítico Gregório Dantas, e que ocorre hoje, às 17 horas, no Salão de Ideias. / U.B.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.