Divulgação
Divulgação

Encontradas novas obras de artista japonês Foujita

Quase 40 trabalhos desconhecidos do artista, amigo de Picasso e Matisse, foram doados por um colecionador ao Museu de Arte Pola

REUTERS

31 de agosto de 2011 | 14h30

TÓQUIO (Reuters) - Quase 40 obras do artista japonês Leonard Foujita, que permaneciam desconhecidas até agora, foram descobertas por um museu japonês. Foujita ficou conhecido em Paris no período pré-Segunda Guerra Mundial e era amigo de Picasso e Matisse.

Combinando técnicas de pintura japonesa com o estilo ocidental, Foujita tornou-se especialmente conhecido pelas pinturas de mulheres nuas e de gatos.

O Museu de Arte Pola, em Hakone, uma cidade montanhosa a oeste de Tóquio, informou que as 37 obras integram uma doação feita por um colecionador particular do Japão, mas se recusou a informar sua nacionalidade.

"Elas eram completamente desconhecidas, portanto ficamos muito surpresos com o presente", disse Yurika Hirata, porta-voz do museu.

"Acreditava-se antes que Paris tivesse sido o principal lugar de trabalho para Foujita nos seus últimos anos, mas anotações atrás das obras mencionam que algumas delas foram pintadas em outros países. Elas nos dizem coisas novas sobre o que ele fez."

Tudo o que sabemos sobre:
ARTEFOUJITANOVASOBRAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.