Em cena

TRYSVERTISING, MAIO JUNINO, ISHIDA, THE CANDY SHOP, CELEBRITY BRANDING, HERMÉS, KLOS, ROBERT MAPPLETHORPE

Chris Mello, O Estado de S.Paulo

27 de maio de 2010 | 00h00

Tryvertising em massa

Amostras grátis e oportunidades de testar de produtos. Isso é Tryvertising, conceito de marqueeting. A palavra em inglês é amálgama de "to try" (testar) e "advertising" (publicidade). No País, os publicitários João Pedro Borges e Celso Loducca junto ao Ibope, Bullet e os fundos de investimento Cales e DGF estão montando a Sample Central, uma loja-conceito onde o consumidor escolhe e leva para casa o que quiser testar. Borges falou ao Estado.

Do conceito para o business, como definimos?

É uma rede social de opiniões de consumo com espaço online e físico. Nasceu no Japão (foto à dir.) e estão franqueando. Simultâneo ao Brasil há um lançamento em Chicago. Na web a pessoa se cadastra, paga a adesão de R$ 15 por ano para participar de um programa de fidelidade. Na loja, agenda visita e escolhe produtos que interessam. Por ser um relacionamento de duas vias, a contrapartida é dar sua opinião de consumo. Produtos de alto valor agregado são experimentados na loja.

A loja não está aberta e já há 13 mil cadastrados. Como estão atacando?

Redes sociais e uma campanha viral será lançada

Para colocar produtos em teste. O que fazer?

Você compra uma prateleira por 15 dias. O espaço mais caro custa R$ 5,4 mil. E compra também o feedback de consumo. O preço é R$ 7,5 mil.

O mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Luis Henrique Ishida criou um método para correção do sorriso gengival, alternativo às complicadas cirurgias de remodelação óssea ou ressecção gengival - que ainda exigem o uso por um ano de aparelho ortodôntico. "A ação principal da cirurgia é diminuir cirurgicamente a ascensão do lábio superior através da secção do músculo elevador do lábio superior (ver figura). Esta secção é realizada através de pequenas incisões de cerca de 0,5 cm por dentro do nariz.", explica.

Dr. Ishida fez um estudo com 15 pacientes nas quais foi notada a redução média de 3,27 mm de exposição gengival, com diferença estatisticamente significante. A nova cirurgia, hoje feita em 1h, com o paciente consciente, é pauta da Jornada Paulista de Cirurgia Plástica.

{TEXT}

PESQUISA

{TEXT}

O estudo com 15

pacientes que tiveram

uma redução média

de 3,27 mm de exposição gengival será validado em setembro pelo científico Plastic and Reconstructive Surgery Journal

NICHOMANIA

Tendência X Clássico? do turbilhão financeiro de 08 ficou na memória da turma do fashion que qualidade e não-sazonabilidade valem mais que mil modas. A Loewe lançará em julho a sublinha Icons. Liege Kacowicz e Kika Simonsen correram mais rápido que os espanhóis - e colocam sábado no mercado a Klos, marca de peças ícone de couro. Clássicas e limitadas.

CELEBRITY BRANDING

Emprestar qualidades estelares de um Rolling Stone é artifício certeiro para aparecer mais na mídia e vender mais quando a maturidade de uma marca ainda está ainda em... curso. "As filhas do Keith Richards são modelos, lindas, bem relacionadas, moderninhas e são a cara da Ausländer", acredita Cadinho Bräutigam, da carioca Ausländer. Theodora Richards, filha de Keith Richards, chega ao País dia 29 para ajudar a fazer o branding da Ausländer no FashionRio. Fará o desfile e vai à festa pós-passarela no Scala, onde a marca faz show da banda canadense Dragonette. Bela maquiagem!

QUALIDADE DE VIDA

Acha que dobra o sistema? Mas pense quando se viu indo a uma festa sem presente; de terno sem barra; ou ficou até tarde - e seu gato com fome. Por mais que o mundo pareça à mão por causa da web, bom gosto não se vende. Só que pode ser alugado. Renata Moura, formada em administração em Londres, aluga o tempo dela. Como? Administrando seu modo de vida. Renata coloca no mercado a boutique online de serviços The Candy Shop. "Por mais que seja administrado, tempo falta", diz ela que organiza festas, compras, contrata chefs, arruma viagens - e suas malas. 24/7.

DESIGN

O fotógrafo Rafael Quintino, da agência de design de produto Cia. Vintage, expande o negócio para uma loja de rua. "Comissionamos designers para fazer móveis contemporâneos", diz Rafa. Um deles é o arquiteto Felipe Protti, autor da cadeira da foto. E autor também do projeto da loja D.Box. "Visual cru, de garagem", diz Rafa. Garagem chic. Abre dia 8.

A mais importante festa popular brasileira, para Gilberto Gil, é São João - e o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, planeja incluir no calendário oficial da cidade a superproduzida festa junina de Gil. O teste será no sábado, em festa aberta na Quinta da Boa Vista com barraquinhas típicas e show em que Gil e Zeca Pagodinho vão segurar a onda de Alcione, Gal Costa

e Mart"nália.

The Robert Mapplethorpe Foundation procura uma instituição para trazer ao Brasil a mostra Eros and Order, a primeira retrospectiva do fotógrafo americano. As 130 fotos serão mostradas em 4 de junho no Malba, Argentina.

ENTÃO É A SARA...

Sara Ramo é a artista da 29ª Bienal Internacional de São Paulo escolhida pelo curador Benjamin Weil para ser patrocinada pela Hermès. O vídeo de Sara será mostrado na HBox - uma caixa de alumínio desenhada pelo arquiteto francês Didier Fiuza Faustino para fazer tours em museus do mundo mostrando videoarte. Esteve no Centre Georges Pompidou, na Tate. E vai estar na Bienal.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.