Ela está atrás de vingança

NO AR Emily VanCamp luta contra a alta sociedade de Southampton na nova Revenge

ETIENNE JACINTHO, O Estado de S.Paulo

20 de novembro de 2011 | 03h08

WILFRED

HOJE, 22H, FX

Wilfred, uma comédia nonsense, chega ao FX para mostrar o relacionamento entre um jovem e um cachorro. Mas esqueça aqueles filmes melosos com cães. Wilfred nada tem de Marley. O cão, neste caso, é sarcástico e manipulador. É ele quem comanda a vida do retraído Ryan - o ator Elijah Wood, de O Senhor dos Anéis. Wilfred é o cachorro da produtora de TV Jenna (Fiona Gubelmann), e Ryan, seu vizinho, tem a missão de cuidar dele. Enquanto todos enxergam Wilfred como um cão comum, o público e Ryan o veem como um homem vestido de cachorro, que ajuda Ryan, por linhas bem tortas, a curtir sua vida. Wilfred é produzido por David Zuckerman, da animação Family Guy.

SWITCHED AT BIRTH

SEGUNDA, 22H, SONY SPIN

Drama que segue a vida de duas jovens trocadas na maternidade. Uma cresceu com pais amorosos em uma família rica. Já a outra foi criada mais modestamente, somente pela mãe, e ficou surda após um acidente. Descoberta a troca, todos decidem viver juntos. Lea Thompson (De Volta para o Futuro) está no elenco.

90210

SEGUNDA, 21, SONY SPIN

Três personagens chegam ao drama teen em sua 4ª temporada: Holly (Megalyn Echikunwoke), Austin (Justin Deeley ) e Jane (Kristina Apgar). Nesta fase, Naomi (AnnaLynne McCord) lida com a gravidez e o fato de não ser tão popular na faculdade.

"Antes de embarcar em uma vingança, cave duas covas." Essa frase, de Confúcio, abre o primeiro episódio de Revenge, a aguardada nova série da atriz Emily VanCamp (a Rebecca, de Brothers & Sisters ), que a Sony coloca no ar nesta terça-feira, às 21 horas. Como o nome pode sugerir, Revenge não é uma atração sombria com uma história pesada de vingança. Apesar de haver um assassinato logo no início - que a protagonista chama de "efeito colateral" -, a trama é, em princípio, bem ingênua.

Emily VanCamp interpreta Emily Thorpe, uma milionária misteriosa que, de repente, chega em Southampton - local que reúne os endinheirados de Nova York - e começa a frequentar a alta sociedade que passa as férias no litoral. Ela aluga a casa de veraneio de um casal bem relacionado e que está se separando e se aproxima da "rainha" de Southampton, Victoria Grayson (Madeleine Stowe, em grande forma). Em poucos meses, Emily conquista o filho de Victoria, Daniel (Joshua Bowman) e a história começa bem no dia do noivado deles, em uma festança à beira-mar, com direito a fogos de artifício e convidados muito suspeitos. Tudo corre bem até que tiros são disparados na praia e Daniel é o alvo.

Flashbacks. Aos poucos, por meio de flashbacks - recurso que virou febre nas séries -, o público vai descobrindo que Emily, na verdade, se chama Amanda e que, quando criança, ela frequentava a casa daqueles ricaços, pois seu pai era um deles. Tudo veio abaixo quando Victoria armou uma mentira que colocou o pai de Amanda atrás das grades. E grande parte da alta sociedade de Southampton participou desta armação.

Amanda cresceu acreditando que o pai era má pessoa e teve uma adolescência conturbada. Foi até presa e, após cumprir sua pena, descobriu que o pai era inocente e planejou se vingar de todos aqueles que acabaram com sua infância, principalmente a rainha Victoria.

O problema é que a socialite passa, claro, a desconfiar daquela garota, que chegou do nada e se infiltrou tão facilmente na alta sociedade a ponto de conquistar seu filho. E há outros frequentadores dos Hamptons que começam a perceber semelhanças entre Emily e a menina Amanda.

Sucesso. Revenge é uma adaptação (bem livre) do livro O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e estreou nos Estados Unidos com 10 milhões de espectadores. Por lá, entre os jovens de 18 a 34 anos, Revenge é a série campeã de audiência em seu horário de exibição, batendo CSI e Law & Order: Special Victims Unit. E a idade do público que virou fã da série reflete bem a trama.

Por mais que se pense em violência quando se fala em vingança, Revenge mostra uma forma bem mais leve deste contra-ataque. No primeiro episódio, por exemplo, Emily se vinga de uma socialite, a melhor amiga de Victoria, ao armar um plano para revelar uma traição: a tal melhor amiga é amante do marido de Victoria. E, claro, ela é expulsa de Southampton após ser humilhada em público pela "rainha".

A recepção de Revenge, cujo maior trunfo é contar com Madeleine Stowe na pele da grande vilã, foi tão boa que a série já garantiu uma temporada completa, com 22 episódios. E a grande dúvida por lá é saber se esta primeira temporada terminará como começou: na festa de noivado de Emily e Daniel, com as revelações que levaram aos disparos contra o noivo em meio aos fogos de artifício.

+ Estreias

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.