Edições raras de Alice

Especializada em revistas antigas, a banca A Cena Muda, em Ipanema, entrou na alicemania, na esteira do blockbuster Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. Desde o lançamento do filme no Brasil (com liderança das bilheterias), estão expostos 42 exemplares do livro de Lewis Carroll. Entre eles, alguns bem raros, como uma edição inglesa de 1905, com ilustrações de Arthur Rackman.

Roberta Pennafort / RIO, O Estado de S.Paulo

29 de abril de 2010 | 00h00

Ex-dona de sebo, Adda Di Guimarães, a proprietária, expõe sua vistosa coleção desde que montou a banca, seis anos atrás. Este ano, antecipou a mostra, que costuma ocorrer no Dia das Crianças, por conta do sucesso do filme. São livros que ela ganhou quando criança e também que comprou, no Brasil e em viagens ao exterior.

Nas publicações mais antigas, vê-se Alice ainda sem os traços da Disney, que eternizaram a personagem na memória de crianças e adultos do mundo todo. Numa edição portuguesa, a menina não é a loiríssima figura que conhecemos - tem cabelo castanhos claros. Há também livros em português, com tradução e adaptação de Monteiro Lobato, e uma lata com aquarelas para pintura com os desenhos das personagens.

Alice era o livro preferido de Adda na infância, assim como Reinações de Narizinho, de Lobato. Ela também costuma expor sua coleção de Lobato anualmente. "Muita gente passa, quer comprar, e reclama que se não é pra vender, não devia estar exposto. Estou dividindo meu prazer com as pessoas", conta. Adda montou duas vitrines caprichadas, enfeitadas também com cartas de baralho e cópias das ilustrações dos livros (que ficam fechados), além de objetos como xícaras e bonequinhas.

A Cena Muda é conhecida no Rio por ser referência em revistas de praticamente todo o século 20, nacionais e importadas (como Revista da Semana, O Cruzeiro e Cahiers Du Cinéma). É frequentada por pesquisadores, colecionadores e curiosos. O acervo de Adda tem 30 mil exemplares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.