PUBLICIDADE

Edição 2014 do Lollapalooza será em abril

Por AE
Atualização:

Chope a R$ 8, comida cara e fila de uma hora no banheiro já são clichês sedimentados em qualquer festival de rock, mas nunca é demais chiar de novo. Quem sabe isso muda já que a edição de 2014 já está acertada para os dias 18, 19 e 20 de abril.Afora essa ressalva sempre fundamental, o Lollapalooza ficou devendo mesmo em qualidade de som este ano. O palco mais prejudicado foi o Alternativo, mas o palco Butantã alternou bons e maus momentos: foi ótimo para Of Monsters and Men, foi péssimo para o Cake e o Foals. O vazamento do som da tenda eletrônica prejudicou algumas bandas orgânicas.O palco Kidzapalooza, que recebeu cerca de 1,2 mil crianças, talvez possa ser acomodado em um local mais reservado, porque o barulho dos palcos grandes encobre o esforço dos artistas que se apresentam ali. Talvez nas áreas mais externas ao corpo principal do Jockey.A organização precisa também equacionar melhor o uso das "pillas", o dinheiro do festival (R$ 4 reais cada): nos dois primeiros dias, o fã foi informado que as fichas não valem para todos os dias, então as pessoas se obrigaram a gastá-las alucinadamente quando começava a acabar o festival (se sobrasse no bolso, seria prejuízo para o espectador, o que não é justo). Isso precisa ser melhor explicado.Públicos de até 60 mil pessoas por noite no Jockey Club são um pouco exagerados. Umas 40 mil pessoas por noite dariam bom espaço de circulação, o espectador poderia ouvir e assistir ao seu concerto com algum conforto.Quanto ao transporte, poucos locais de shows na cidade são tão acessíveis quanto o Jockey Club. Mas a fila de ônibus e táxis na saída poderia ser melhorada, para facilitar a saída após o passageiro conseguir uma condução.Entre as coisas que funcionaram bem, está a migração de shows para outros palcos da cidade, como o Cine Joia e o palco Grajaú (que recebeu cerca de 2 mil pessoas). Claro que essa estratégia serve para potencializar o lucro da organização, mas também permite que se veja em espaços mais intimistas alguns shows que se perdem em megaeventos. É quase unânime, por exemplo, que o Hot Chip foi infinitamente superior no Cine Joia.Segundo a organização, 167 mil pessoas foram ao Jockey Clube nos três dias do evento: 52 mil no primeiro dia, 55 mil no segundo e 60 mil no último. A cobertura, pelo Multishow, permitiu o acompanhamento de quem não pode ir. Lá dentro, mais de 300 jornalistas credenciados cobriram o festival. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.