29 de maio de 2012 | 03h10
O paraense Felipe Cordeiro, os mineiros Kristoff Silva e Porcas Borboletas estão entre os que trazem referências de Itamar Assumpção (1949-2003) e Luiz Tatit. Antes deles, grandes ídolos como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Cássia Eller (1962-2001) fizeram conexões importantes com a turma do Lira.
Herdeiros daquela geração, Tulipa Ruiz (filha de Luiz Chagas, da Banda Isca de Polícia) e Anelis Assumpção (filha de Itamar) despontam como novos artistas referenciais de São Paulo. Jonas Tatit (filho de Luiz Tatit) toca com o pai e Ná Ozzetti nos shows de vozes e violões que marcam novo reencontro desses parceiros do Grupo Rumo com Dante Ozzetti, de sexta a domingo, no Sesc Pompeia. "É um reencontro com o que já produzimos juntos, mas principalmente a possibilidade de novas parcerias", diz Dante.
Se hoje dizem que o Sesc faz o papel de Secretaria de Cultura, isso cabia ao Lira na época, como observa Nelson Ayres no filme. Para Tatit, o Lira "antecedeu e era Sesc que, finalmente, deu respaldo profissional aos artistas fora da grande mídia". "Se posso falar pelos membros do grupo Rumo, creio que o Lira nos possibilitou uma discreta existência artística numa época em que só se falava em crise econômica e as experiências estéticas não mais cabiam nos projetos estritos das gravadoras. Trinta anos depois, essa história apenas começa a ser contada em diversos trabalhos acadêmicos, jornalísticos e, especialmente, no documentário dirigido por Riba de Castro, artista genuinamente lira-paulistano."
Outros nomes ligados a esse 'paulistalirismo' estarão nos palcos da cidade, como a Casa de Francisca - Arrigo Barnabé (dia 12/6), Wandi Doratiotto com Danilo Moraes (dia 15/6), Cida Moreira (dia 23/6) - e o Sesc Anchieta, onde Bocato toca com a Big Band Soul na quinta, 31. Ná canta com Du Gomide no dia 16/6, no CCBB, dentro do projeto Êta Nóis - Quando a Viola Bota as Coisas no Lugar, com curadoria de Lucina. A história continua... / L.L.G.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.