É preciso rever Leon Hirszman

O Lamparina

O Estado de S.Paulo

27 de maio de 2012 | 03h09

11H45 NA CULTURA

Brasil, 1963. Direção de Glauco Mirko Laurelli, com Mazzaropi, Geny Prado, Manoel Vieira, Zilda Cardoso, Astrogildo Filho, Carlos Gareia, Ana Maria Guimarães e Francisco de Souza.

Família de caipiras vai ao Nordeste tentar arrumar emprego, mas eles são confundidos com cangaceiros e perseguidos pela polícia. O filme satiriza o Ciclo do Cangaço, em moda nos anos 60. Os fãs do comediante não podem reclamar, aqui ele transborda o humor caipira que o tornou famoso. Reprise, preto e branco, 104 min.

Os Sem Floresta

14 H NA GLOBO

(Over the Hedge). EUA, 2006. Direção de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, com Bruce Willis, Garry Shandling, Steve Carell, Thomas Haden Church.

RJ chega a uma floresta próxima a uma cidade. O que ele encontra é uma comunidade formada por animais que morrem de medo dos humanos. O grupo é liderado pela tartaruga Verne e foi graças a um encontro que o líder teve com alguns garotos humanos que esse medo foi alimentado. Reprise, colorido, 83 min.

Magritte, o Dia e a Noite

15 H NA CULTURA

(Magritte, Jour et Nuit). Bélgica e França, 2009. Direção de H. de Gerlache.

Segunda parte do documentário sobre o artista, dedicada principalmente aos lugares que ele visitou. As contradições e os mistérios de sua obra são apresentados e ilustrados pelas peregrinações de um ator que sonha em interpretar Magritte. Reprise, colorido, 52 min.

Nelson Mandela

22H30 NA TV BRASIL

Áustria, 2008. Direção de Regina

Strassegger.

Documentário sobre o político sul-africano que comandou a transição democrática no país. Como personagem de ficção, foi vivido por Morgan Freeman em Invictus. Comparativamente, a atração da TV Brasil é mais didática - e superficial. Reprise, colorido, 45 min.

Eles Não Usam Black-Tie

0 H NA TV BRASIL

Brasil, 1982. Direção de Leon Hirszman, com Fernanda Montenegro,

Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Anselmo Vasconcelos, Cristina Rodrigues, Fernando Peixoto, Fernando Bezerra, Francisco Milani, Flávio Guarnieri.

Hirszman foi responsável por um dos mais importantes prêmios do cinema brasileiro, no festival de Veneza, justamente por Eles Não Usam Black-Tie, baseado na peça Gianfrancesco Guarnieri que, ao explorar as relações trabalhistas, revolucionou a dramaturgia brasileira. Reprise, colorido, 134 min.

O Voo da Fúria

0H05 NA GLOBO

(Flight Of Fury). EUA, 2007. Direção de Michael Keusch, com Steven Seagal, Steve Toussaint, Angus Macinnes.

O de sempre nos filmes do duro de aguentar Seagal - pancadaria e tiroteios. Reprise, colorido, 98 min.

Adoração

1H55 NA GLOBO

(Adoration). Canadá, 2008. Direção

de Atom Egoyan, com Arsinee Khanjian, Scott Speedman, Rachel Blanchard, Noam Jenkins, Devon Bostick, Kenneth Welsh.

Egoyan filma roteiro sobre a busca de um garoto por sua identidade. Na essência, o filme trata de relações familiares em um novo mundo no qual tudo vai parar na internet. Inédito, colorido, 100 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.