E Fellini leu Poe só após concluir sua invenção

Ele dirige um dos três episódios reunidos em Histórias Extraordinárias

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Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
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Durante muitos anos, Toby Dammit, de Federico Fellini, foi uma espécie de filme secreto. No mínimo, uma raridade. A filmografia do diretor de 8 ½ e A Doce Vida já era arroz de festa na videoteca dos cinéfilos, mas poucos conheciam esse episódio, adaptado de Edgard Allan Poe e parte do longa-metragem Histórias Extraordinárias junto com Metzengerstein, de Roger Vadim, e William Wilson, de Louis Malle. Agora, o filme, completo, pode ser encontrado em DVD, lançado pela Continental (R$ 54,40, preço sugerido). Os três episódios são adaptações livres dos relatos de Poe contidos no livro homônimo. São, de fato, histórias nada ordinárias, segundo o gosto e estética do autor norte-americano. Um caso de metempsicose ou transmigração de almas em Metzengerstein; o tema do duplo em William Wilson; o desafio às forças diabólicas em Toby Dammit que, aliás, em italiano se chama Tre Passi nel Delírio (Três Passos no Delírio), leitura felliniana do conto Nunca Aposte Sua Cabeça com o Diabo. Nos três casos, é interessante verificar como os relatos passam da literatura ao celuloide dos filmes seguindo a tendência de cada um dos realizadores. Metzengerstein reflete à perfeição a estética kitsch de Vadim e seu gosto pessoal pelas belas mulheres. Não é outro o motivo de transformar em feminino o personagem masculino de Metzengerstein e fazê-lo ser representado por uma então belíssima Jane Fonda, na época mulher do diretor. É a história de duas famílias rivais e próximas. Fonda apaixona-se por seu primo, que não liga para ela. Acaba vítima de um incêndio criminoso por ela própria encomendado. A insinuação é que forças satânicas levam à perdição uma personagem carregada de culpa. Já Louis Malle adapta William Wilson de maneira muito séria. Talvez até demais. O personagem-título é vivido por Alain Delon e conta, em retrospecto, como desde a infância se vê perseguido por um sósia, que, além do mais, porta o mesmo nome que ele. Um duplo, um döpplegange, essa obsessão, que acompanhou escritores como o próprio Poe, além de Dostoievski e Borges. Esse duplo se fará presente em momentos cruciais da vida do bon vivant maléfico (outra obsessão, vide o Dorian Gray, de Oscar Wilde, entre outros). Aparece, em especial, quando ele rouba nas cartas para ganhar uma aposta contra a bela jogadora vivida por Brigitte Bardot. O filme tem clima e, comparado ao texto original, mostra como se pode verter para a tela um relato literário sendo ao mesmo tempo fiel e inventivo. A sobriedade e integridade artística de Malle fazem aqui a diferença. Fidelidade e sobriedade são preocupações ausentes em Federico Fellini, que toma o texto de Poe apenas como ponto de partida e, em cima dele, põe-se a criar livremente. Lógico: dos três cineastas, Fellini é o inventor. Se no conto de Poe Toby Dammit é apenas um anônimo fanfarrão, em Fellini ele se transforma em ator inglês de sucesso, que chega à Itália para fazer um filme, "o primeiro western católico da história". Terence Stamp vive o personagem alcoólatra e sua sensação de estranheza já começa no aeroporto onde é recebido pela produção. Toda a atmosfera onírica se insinua e prossegue ao longo do relato, marcado pelo desejo do personagem em pilotar uma Ferrari, a máquina dos sonhos de quem gosta de carros. O fellinimaníaco encontrará com facilidade em Toby Dammit elementos dos principais filmes anteriores do diretor, como os já citados A Doce Vida e o autobiográfico 8 1/2. O estilo visual é o que se espera de Fellini e o filme vibra com a sempre inspirada trilha musical de Nino Rota. Parece que Fellini, com seu gênio, é, dos três diretores, aquele que melhor captou a essência delirante do texto de Poe. Algo também os aproximava - o "subtexto" psicanalítico da obra do escritor, que encontrava eco num momento da vida de Fellini em que o inconsciente, os sonhos, os desejos reprimidos ganhavam particular importância. Fellini aproximava-se da psicanálise, mas, ainda mais das teorias de Jung, com as quais dialogava com mais facilidade. Segundo o clima da época, também se mostrava inclinado a experiências com drogas, em particular o LSD. Esse é o clima do filme - lisérgico, em todos os sentidos do termo.A então assistente de direção, Liliana Betti, escreveu um livro sobre Tre Passi nel Delirio, contando que, depois de terminada a filmagem, que durou quase um mês, Fellini convidou Nino Rota para jantar. Durante a refeição, falou com grande entusiasmo de Poe e confessou que havia lido o conto apenas dois dias antes, quando o trabalho já havia terminado. Aparentemente, se o caso for verdadeiro (com Fellini, nunca se sabe), ele havia se baseado apenas em uma breve sinopse e criado em cima do resumo. A ideia de um blasfemo que evoca o demônio por qualquer motivo e acaba por encontrá-lo fora estímulo suficiente para sua imaginação visual. Baseada, claro, no texto de Bernardino Zapponi, que coassina o roteiro com o próprio Fellini. QUEM FOIFEDERICO FELLINICINEASTAConsiderado um dos grandes artistas do cinema - seu nome originou o adjetivo felliniano, que designa algo extravagante, extraordinário -, Federico nasceu em Rimini, em 1920, e morreu em Roma, 1993. Ganhou cinco Oscars - um especial - e a Palma de Ouro. Principais filmes: Os Boas Vidas, A Estrada da Vida, As Noites de Cabíria, A Doce Vida, Oito e Meio, Amarcord, E la Nave Va.

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