Divulgação
Divulgação

Doutrina da amizade de 'How I Met Your Mother'

Quase um personagem à parte, lista de mandamentos criada na comédia chega às prateleiras brasileiras

Clarice Cardoso, O Estado de S.Paulo

26 de janeiro de 2014 | 02h12

How I Met Your Mother era para ser uma comédia sobre como Ted Mosby (Josh Radnor) começa, no ano de 2030, a contar a seus filhos como conheceu a mãe deles. Ao menos é assim que se apresenta. A verdade é que, conforme ele relembra em minuciosos detalhes o cotidiano com seus amigos na Nova York contemporânea (e, na nona temporada, só agora a pergunta do título começa a ser respondida), um personagem rouba a cena.

Seu nome é Barney Stinson e, nas suas palavras, ele é incrível. Os bordões que cria espalham-se pela internet na forma de piadas, e ele é quase sempre o centro das atenções. Competidor de laser tag, usa sempre ternos impecáveis e faz qualquer coisa para conquistar mulheres - já devem ter sido quase 300. Acima de tudo, é um homem que preza a amizade. É por isso que desenvolveu um compêndio de mandamentos que devem ser seguidos por verdadeiros amigos, os bros (de brothers, do inglês, ou da gíria em português).

Este é o Código Bro, que a Intrínseca lança no País. Não se trata, contudo, de um título qualquer inspirado no que já se viu. Fãs saberão identificar na obra quase um membro extra do elenco, tamanha a importância que toma na história o guia que rege a amizade.

Barney é um fenômeno à parte, e o ator Neil Patrick Harris, um furacão: foi indicado a dois Globos de Ouro pelo papel e virou celebridade. Tão forte é sua personalidade que Barney assina como coautor. O nome que o acompanha é o de Matt Kuhn, roteirista do programa que assina outros livros que nasceram dentro de episódios e acabaram nas prateleiras - a Intrínseca estuda publicá-los.

Claramente voltado aos mais entusiastas, O Código Bro reúne 150 verbetes que permitem relembrar episódios marcantes e, mais do que isso, melhorar as relações de qualquer um com seus amigos.

Na TV. É dura a vida de quem tenta acompanhar a série no Brasil. Indicada a 28 prêmios Emmy (venceu nove), How I Met Your Mother nunca teve transmissão regular. Foi exibida com atrasos no Fox Life, ficou fora do ar e migrou para a Fox. Atualmente, o canal não a tem mais na grade, mas diz que pretende retomá-la. A boa notícia é que, superando as confusas leis que regem os programadores do cabo, foi direto para a TV aberta e estreou este mês na Band, às quintas, às 21h30 (Como Eu Conheci Sua Mãe). Em dezembro, o Netflix disponibilizou os capítulos até o sétimo ano.

O fim está marcado para março, mas a CBS, que produz a série, resolveu criar uma derivada. A proposta é trazer agora uma mulher que conta como conheceu o pai de seus filhos - How I Met Your Dad. Em tempo: um boato dá conta de que a moça em questão seria a filha de Ted.

CÓDIGO BRO

Autores: Barney Stinson e Matt Kuhn

Tradução: Edmundo Barreiros

Editora: Intrínseca (208 págs., R$ 19,90) Alguns dos mandamentos "Bros não usam bigode. Exceção: Ao se barbear, está tudo bem um Bro ver como ficariam suas costeletas se elas crescessem até perto da boca a fim de experimentar temporariamente as diferentes configurações de seus pelos faciais.

Exceção: Tom Selleck." "Um Bro nunca revela o resultado de um evento esportivo de um evento esportivo a outro Bro, a menos que este tenha confirmado três vezes desejar sabê-lo."  "Um Bro automaticamente melhora a descrição do emprego de outro Bro ao apresentá-lo a uma garota."  "Se Duro de Matar estiver passando na TV, um Bro deve fazer parar qualquer coisa que estiver fazendo para assistir. Corolário: Idem para Um Sonho de Liberdade. Corolário. Também para Top Gun, O Grande Lebowski e a primeira metade de Nascido para Matar."  "Bros devem acampar uma vez por ano, ou pelo menos tentar acender uma fogueira. Nota: Tentar acender uma fogueira fora de casa."  "Ao parar no sinal vermelho, um Bro deve baixar a janela para que todos possam desfrutar de sua seleção musical."  "Se um Bro esquece o nome de um cara, ele pode chamá-lo de 'mano', 'cara' ou 'meu', mas nunca de 'Bro'." "Quando for anfitrião, um Bro deve pedir pizza para todos os seus Bros."

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.