Don Siegel e Von Trier na Rede Brasil

Didi, O Cupido Trapalhão

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

11 de novembro de 2010 | 00h00

16 H NA GLOBO

Brasil, 2003. Direção de Paulo Aragão e Alexandre Boury, com Renato Aragão, Daniel, Jackeline Petkovic, Tadeu Mello, Aramis Trindade.

Didi faz anjo tão atrapalhado que o próprio Todo-Poderoso o despacha para a Terra, em desterro. Ele só poderá voltar se unir pelo menos um casal de apaixonados. Uma ideia simpática, mas o resultado não se destaca no conjunto da produção do Trapalhão. Reprise, colorido, 86 min.

O Último Pistoleiro

22 H NA REDE BRASIL

(The Shootist). EUA, 1976. Direção de Don Siegel, com John Wayne, Lauren Bacall, James Stewart, Ron Howard.

O último grande papel do lendário John Wayne. Ele faz um pistoleiro que está morrendo de câncer (e o próprio ator morreu da doença, algum tempo depois). James Stewart, outro mito do cinema do Velho Oeste, é o médico que lhe traça o veredicto. Mesmo com os dias contados, Wayne tem tempo de mostrar que ainda é o melhor, restabelecendo a lei e a ordem na cidade. E tudo é visto pelos olhos de um garoto - o futuro diretor Ron Howard. Você não precisa ser fã de bangue-bangue para perceber a força e a riqueza desse belíssimo filme. Reprise, colorido, 97 min.

No Corpo Errado

23 H NA TV BRASIL

(En el Cuerpo Equivocado). Cuba. 2010. Direção de Marilyn Solaya.

Muitos filmes tentaram abordar a questão da sexualidade e a própria mudança de sexo, mas nenhum o faz com a perspectiva deste. Conta a história de Mavi Susel, uma transexual cubana que, 20 anos depois da cirurgia de mudança de sexo, questiona a forma como foi construída sua feminilidade, a partir dos estereótipos e preconceitos da sociedade machista, patriarcal e hegemônica em que vive. E isso é motivo de insatisfação permanente. Reprise, colorido, 52 min.

Guardiões da Noite

23H15 NA BAND

(Night Watch/Nochnoi Dozor). Rússia, 2004. Direção de Timur Bekmanbetov, com Konstantin Khabensky, Vladimir Menshov, Mariya Poroshina.

Grande sucesso do cinema russo pós-comunista, trata da luta entre a Luz e as Trevas e dos guardiães, que policiam os seres da noite, espalhados entre os mortais. O equilíbrio está para ser rompido com a chegada do "Escolhido", que vai determinar o vencedor da guerra entre facções. O visual carregado e a caracterização dos seres das trevas como vampiros de almas cativaram o público, mas a sensação é de que o filme não se resolve. Vai do nada para lugar nenhum. Reprise, colorido, 114 min.

Intercine

2H15 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre - Perigo Iminente, de Catherine Cyran, em que Connie Sellecca segue a trilha de Meryl Streep em O Rio Selvagem, sobre mulher que sai para um passeio na natureza selvagem com o namorado e os filhos, mas o grupo é atacado por criminosos; e Linhas Cruzadas, interpretação e direção de Diane Keaton, com Meg Ryan, Lisa Kudrow e Walter Matthau, sobre família que tenta resolver seus problemas por meio de telefonemas intermináveis.

Dançando no Escuro

3 H NA REDE BRASIL

(Dancer in the Dark). Dinamarca/Suécia/França/Rússia, 2000. Direção de Lars Von Trier, com Björk, Catherine Deneuve, David Morse.

O dinamarquês Von Trier já era considerado um dos autores faróis de sua geração por causa do manifesto do Dogma, mas aqui, incorporando as novas

tecnologias - o digital -, fez o filme definidor de tendências da década. Não por acaso, ganhou a Palma de Ouro em Cannes, atribuída pelo júri presidido pe-lo cineasta Luc Besson. O formato é de musical (dramático), com Björk como imigrante que, nos EUA, é levada a julgamento, acusada de assassinato. Ela mata o homem, um falso amigo, que rouba o dinheiro destinado à operação para tentar reverter a cegueira de seu filho. Reprise, colorido, 139 min.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre - Minority Report - A Nova Lei, de Steven Spielberg, com Tom Cruise, Samantha Morton, Lois Smith, Colin Farrell e Max Von Sydow, sobre policial do futuro, acusado de crimes que não cometeu e perseguido porque descobriu a falsa premissa sobre a qual se assenta o sistema de prevenção da criminalidade (EUA, 2002, fone 0800-70-9011); e A Luta Pela Esperança, de Ron Howard, o ator de O Último Pistoleiro, na Rede Brasil, com Russell Crowe como lutador que vira símbolo da luta do americano médio por melhores condições de vida, durante a depressão econômica; Renée Zellweger, Paul Giamatti

e Craig Bierko estão no elenco (EUA, 2005, fone 0800-70-9012).

TV PAGA

Demônio de Mulher

2H30 NO TCM

(It Should Happen To You). EUA,1954. Direção de George Cukor, com Judy Holiday, Peter Lawford, Jack Lemmon.

Judy Holliday faz de tudo para virar celebridade em Nova York, e consegue. Grande criador de personagens femininas, Cukor intuiu as mudanças de comportamentos e o conceito do Estado espetáculo. Era um visionário, e bem-humorado. Reprise, preto e branco, 87 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.