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Don Kirshner, o 'Ouvido de Ouro', morre aos 76 anos

Produtor de rock tinha talento especial para descobrir estrelas e impulsionar carreiras

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Por Redação
Atualização:

O produtor de rock Don Kirshner, a quem a revista Time uma vez apelidou de o "Homem com Ouvido de Ouro", morreu na segunda-feira, 18, em um hospital da Flórida, disse um sócio e amigo próximo da família. Tinha 76 anos. Kirshner produziu os Monkees e era um especialista em descobrir novos talentos.

 

Jack Wishna, também produtor, disse nesta terça-feira, 19, à Associated Press, que Kirshner esteve em um hospital em Boca Raton, onde foi tratado de uma infecção.

"Donny Kirshner pegava um garoto na rua, o trazia para o escritório no Edifício Brill e o convertia em um Neil Diamond, uma Carole King, um James Taylor", disse Wishna.

 

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"Não falei com ninguém na indústria da música que Donny não tenha descoberto, produzido ou comovido de alguma forma. Nunca conheci outra pessoa assim em minha vida", disse.

 

Kirshner produziu o Concerto de Rock de Don Kirshner, em 1972, e deu visibilidade nacional a músicos como Billy Joel e The Police. O espetáculo também ajudou a impulsionar as carreiras de Prince, The Eagles, Lionel Richie e Ozzy Osbourne, além de comediantes como Billy Crystal, Arsenio Hall e David Letterman.

 

O Edifício Brill foi uma fábrica de sucessos notável por atrair compositores, agentes e outros como moradores. Mais de 160 de seus inquilinos trabalhavam na indústria musical no começo dos anos 1960, segundo a Comissão de Preservação de Monumentos Históricos de Nova York.

 

Wishna disse que Kirshner foi genial na arte de descobrir talentos e que se preocupava como os artistas que trabalhava. "Foi como um pai para eles quando alguns eram somente três ou quatro anos mais novos que ele", acrescentou Wishna.

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Afirmou ainda que o produtor foi um pioneiro que desenvolveu um sistema para cantores e compositores compartilharem os ganhos de sua música.

 

Kirshner também dirigiu três selos discográficos: Dimension Records, Colgems Records e Kirshner Records.

 

Antes de morrer, foi diretor criativo da Rockrena, uma companhia que começou este ano e cuja meta é encontrar e promover talentos na Internet.

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