Dogmas e preconceitos

Saturno e Netuno em quincunce, Mercúrio e Plutão em trígono; a Lua míngua em Capricórnio.

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

02 de maio de 2010 | 00h00

O esclarecimento só acontecerá quando nossa humanidade se atrever a olhar a si mesma, à vida e aos semelhantes despida de preconceitos e dogmas. Enquanto isso, todas as verdades continuarão transitórias, mesmo aquelas que pareçam eternas, porque plasmadas em livros considerados sagrados. Se um livro sagrado alimentar dogmas e preconceitos, na prática incentiva o sacrilégio, ao passo que pichações ou frases ditas ao acaso, mas que revelam nuances ocultas da realidade, seriam também, na prática, verdadeiras lições a respeito da vida e do Universo. Quanto mais se agarram aos dogmas e preconceitos, mais as pessoas escolhem circunstâncias duras e dramáticas para si, porque é inexorável que a visão real da vida surja em toda a sua glória.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Algumas pessoas continuarão dando trabalho excessivo, porque elas mesmas não assumem a parte que lhes toca e empurram suas obrigações a quem estiver por perto, no caso você. Isso cansa, mas alguma razão haverá.

TOURO 21-4 a 20-5

Preste serviço, seja de ajuda para as pessoas que precisarem, mas não aguarde até o momento de elas pedirem. Tome a iniciativa de ajudar quem estiver numa posição desfavorável, faça isso sem esperar recompensa.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Desejos repetidos à exaustão só podem resultar em desânimo, porque a beleza da realização dos desejos se alimenta da eventualidade. Quando as coisas se tornam corriqueiras, são banalizadas e perdem a força.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Muitas tradições começaram a ser repetidas automaticamente, sem brindar com o mesmo efeito de outrora, porque perderam seu significado vivo. Chegou a hora de rever tradições e comportamentos repetidos sem cessar.

LEÃO 22-7 a 22-8

Certamente, sem tensão não haveria progresso, porque você estaria eternamente no conforto e nada de novo nunca aconteceria. Porém, provocar sistemática tensão tampouco pareceria motivar verdadeiro progresso.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Achar que as pessoas sejam peças no tabuleiro de um jogo não apenas seria pretensioso demais como resultaria no fracasso de quem assim pensar. É que, afinal, esse feitiço se voltaria contra o feiticeiro.

LIBRA 23-9 a 22-10

Alguns talentos ainda não foram manifestos nem tampouco amadurecidos, aguardam em estado potencial pelo dia em que seja oportuno entrar em campo. Que dia seria esse? Apenas a sua alma pode saber disso!

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Os sonhos sempre começam na solidão, mas amadurecem quando você os testa na realidade e, principalmente, quando as pessoas próximas opinam sobre os mesmos. Por isso, não guarde seus sonhos para si, compartilhe-os.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

A partir de junho, a onda mundial começará a mostrar sinais de que algo verdadeiramente novo surge do seio das instituições governamentais. Onde e em que posição você se encontrará quando isso acontecer?

CAPRICÓRNIO 21-12 a 20-1

Este é o tempo em que os grandes planos se pulverizam em milhares de pequenas tarefas, tantas que será fácil perder o fio da meada e convencer-se de que o grande caminho foi para o inferno. Mantenha o foco.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Quando você tomar a corajosa atitude de se desapegar de objetos e pessoas, então terá dado o primeiro e firme passo para tornar-se verdadeiramente livre. Até lá, a liberdade continuará sendo teoria.

PEIXES 20-2 a 20-3

Você não deve ceder à tentação de assumir riscos quando intuitivamente suspeitar que tudo não passa de cilada. Peça tempo para refletir e, em silêncio, observe o que há por trás da suposta urgência de ação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.