Documentário será produzido com vídeos de internautas

De Um Dia em Setembro para um dia em julho. Mais especificamente: o próximo dia 24, um sábado, será tema de "Life in a Day" (A Vida em um Dia), filme a ser dirigido pelo premiado Kevin MacDonald (Oscar de Melhor Documentário em 1999). Produzido por Ridley Scott, em parceria com o YouTube, o longa-metragem será, na verdade, um videodocumentário feito em parceria com milhares de internautas de todo o mundo.

AE, Agência Estado

08 de julho de 2010 | 09h37

Idealizado por MacDonald para comemorar os cinco anos do YouTube, o filme será formado por trechos de vídeos captados em todos os cantos do mundo no dia 24. "Mais que uma colagem de imagens aleatórias, quero que este filme faça sentido na vida de quem produzir as cenas", comentou o diretor.

A tarefa de MacDonald não será fácil. Afinal, o material a ser editado é, além de volumoso, aleatório em seu conteúdo e heterogêneo na forma. "Vão chegar desde cenas filmadas com câmeras de alta qualidade quanto vídeos feitos com aparelhos celulares. Mas a graça está nesta mistura. Não acho que vídeos em formatos amadores não possam ser chamados de ''cinema''. Veja Bruxa de Blair e o Dogma dinamarquês. Todos tinham suporte em vídeo e isso fazia parte do charme."

Para completar o trabalho de edição que MacDonald e equipe terão pela frente, além da participação via internet pelos usuários do YouTube, cerca de 500 câmeras de vídeo serão enviadas a comunidades onde o acesso à internet é restrito ou inexistente. "Mandaremos câmeras para gente de baixa renda, locais onde não há internet. E isso inclui desde o Iraque e Afeganistão até a América Latina. Os colaboradores enviam cartões de memória e podem ficar com as câmeras", contou o diretor. O resultado da empreitada poderá ser conferido em janeiro, quando o documentário terá sua première mundial no Festival de Sundance. Em seguida, deve ser lançado nos cinemas em cópias 35mm e, mais tarde, entrará no ar online via YouTube.

Inscrições

O documentário "Life in a Day" vai contar como é a vida em um dia na Terra e compilar imagens registradas por colaboradores de vários países do mundo. As inscrições podem ser feitas no site www.youtube.com/lifeinaday nas próximas duas semanas. Todos os vídeos devem ser filmados no próximo dia 24, não conter trilha sonora (para evitar problemas de direitos autorais) e serem enviados pela internet. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.