Documentário: indústria quer viés jornalístico

Profissionais da indústria do audiovisual começam a promover um movimento no meio, com extensão à Ancine e órgãos jurídicos, para que documentário seja tratado no Brasil como produto jornalístico, e não mais como entretenimento, como se dá atualmente. A classificação, no entender de muitos produtores, promove distorções de interpretação que não raramente prejudica a liberdade de trabalho de quem se empenha justamente pelo teor documental. Ao reivindicar caráter jornalístico ao produto, acreditam, a Justiça veria com outros olhos as eventuais tentativas de personagens reais para proibir a exibição de um documentário que envolva o seu nome.

Cristina Padiglione, O Estado de S.Paulo

16 de agosto de 2012 | 03h10

Disciplina!

Supernanny do SBT, Cris Poli fez valer sua autoridade como educadora na ficção da novela infantil Carrossel, título que bate a Record com folga no Ibope todo santo dia. A sequência, gravada em tom de participação especial, vai ao ar nos próximos capítulos.

5,7 milhões de visitantes únicos, segundo as contas da Globo, alcançou o site de Avenida Brasil no mês de julho, um recorde para o endereço da novela das 9

'Pré-venda do FIFA13 já disponível! Vc vai poder perder pra mim me ouvindo narrar.’ Tiago Leifert, no Twitter, sobre nova versão do game, com áudio gravado por ele

A Taça do Mundo É Nossa, filme do Casseta & Planeta, estará no menu do canal TBS muitodivertido em setembro. Da Globo Filmes, Conspiração e Warner Brasil, o longa ajudará o canal da Turner a cumprir as cotas de produção nacional que a lei passa a exigir no mês que vem.

A Mulher Invisível, o longa que virou série na Globo, ocupará espaço de cotas nacionais em outro canal da Turner, o Boomerang. No Space, Tropa de Elite continua dando as rédeas. O TNT terá À Deriva, e o Warner, Contra Todos, todos nacionais.

No canal infantil Gloob, são clipes com apelo infanto-juvenil nacionais que ajudam a compor as cotas de produção nacional independente exigida pela nova lei. O canal tem no repertório filminhos musicais de Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes, Pato Fu e Ziraldo.

Em função da série FDP, produção brasileira que estreia dia 26, a Net abre o sinal dos canais HBO entre os dias 24 e 26 a assinantes dos pacotes Net Digital e Net HD.

O SBT reafirma à coluna que a vice-liderança no Ibope lhe cabe, sim, ainda que em termos de empate com a Record. No Painel Nacional, a Record tem 6,1 pontos em julho, ante 5,9 do SBT. Em São Paulo, é o SBT que ganha nos decimais, o que também rende empate no arredondamento de números.

Marco Nanini, Antonio Fagundes, José Wilker e Nelson Xavier compõem a nova safra de entrevistas da série Grandes Atores, comandada por Bianca Ramoneda para a Globo News.

Cheias de Charme, novela das 7, vai muito bem, mas terá de cerrar cortinas até o fim de setembro. O calendário atende à necessidade da Globo de lançar a substituta, Guerra dos Sexos, com prazo para decolar, antes que venham horário de verão e fim de ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.