Documentário faz perfil de Mastroianni

Loucademia de Esqui

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

09 de junho de 2010 | 00h00

14H15 NO SBT

(Snowboard Academy). EUA, 1996. Direção de John Shepphird, com Corey Haim, Jim Varney, Brigitte Nielsen, Joe Flaherty.

Na linha de Loucademia de Polícia, aqui são alunos e professores de uma academia de esqui que aprontam todas. Do elenco participam Jim Varney, o Ernest, e Brigitte Nielsen, que foi casada com Sylvester Stallone e teve impulso do ex-marido numa fase de sua carreira. Reprise, colorido, 88 min.

Uma Cavaleira em Camelot

15H35 NA GLOBO

(A Knight in Camelot). EUA, 1998. Direção de Roger Young, com Whoopi Goldberg, Michael York, Simon Fenton, Paloma Baeza, James Coombes, Robert Addie, Ian Richardson.

Whoopi Goldberg é cientista que faz experiências com o tempo e vai parar em Camelot, na corte do rei Arthur. A atriz dispensa apresentações e o filme pega carona nas aventuras de um ianque na corte arthuriana, tal como foram narradas por Mark Twain em seu livro famoso. Dá para ver, até porque a produção é cuidada, mas não espere nada demais. Reprise, colorido, 90 min.

O Casamento de Romeu e Julieta

22H05 NA GLOBO

Brasil, 2005. Direção de Bruno Barreto, com Luana Piovani, Luís Gustavo, Marco Ricca, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin.

Julieta, criada pelo pai para ser palmeirense doente, apaixona-se por médico que é corintiano roxo. A ideia do diretor Bruno Barreto é simpática - transpor para a rivalidade do futebol a situação clássica da tragédia lírica de Shakespeare. Claro que a premissa não é levada até o fim - a morte dos amantes -, mas o programa é divertido e Luana Piovani é bela (e sexy). Pode ser mera coincidência, mas o Canal Brasil exibe, às 2h10 (madrugada), outro filme mais sombrio do diretor. Além da Paixão, de 1985, mostra Regina Duarte como mulher casada que arrisca sua estabilidade afetiva e emocional na relação com um travesti. Reprise, colorido, 90 min.

À Queima Roupa 3

22H15 NA BAND

(Family of Cops 3). EUA, 1999. Direção de Sheldon Larry, com Charles Bronson, Sebastian Spence, Barbara Williams, Kim Weeks, Torri Higginson, Nicole de Boer, Sean McCann.

Embora o título brasileiro seja o mesmo do clássico Point Blank, de John Boorman, com Lee Marvin, de 1967, a história do cartaz da Band não tem nada a ver. O filme é o terceiro de uma série com Charles Bronson como patriarca de uma família de tiras. No primeiro, os filhos foram acusados de corrupção e Bronson pega em armas para defender a família. Nos demais, a motivação foi ficando cada vez mais tênue, num retorno ao Bronson de Desejo de Matar. Reprise, colorido, 90 min.

O Guru do Sexo

23H30 NA RECORD

(The Guru). EUA, 2002. Direção de Daisy von Scherler Mayer, com Heather Graham, Marisa Tomei, Jimi Mistry, Michael McKean, Raahul Singh.

No fim dos anos 1960, em The Guru, James Ivory contou a história de roqueiro - Michael York, o rei Arthur de Uma Cavaleira em Camelot - que vai à Índia em busca de um guia espiritual. Na versão de Daisy von Scherler Mayer, o caminho é inverso. Ator deixa a Índia para tentar a sorte em Hollywood e termina virando guru de celebridades, em especial de estrela pornô que, no fundo, é uma moça de família. Dá para se divertir e o número "musical", à Bollywood, é bem encenado. Reprise, colorido, 91 min.

Intercine

1H45 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre - Bobby Jones - A Lenda do Golfe, de Rowdy Herrington, com James Caviezel como o jogador do título, que luta contra adversários fortes e uma doença degenerativa; Claire Forlani faz a mulher dedicada; e O Homem Sem Sombra, de Paul Verhoeven, com Kevin Bacon, Elisabeth Shue e Josh Brolin, livremente adaptado do livro de H.G. Wells, sobre cientista que vira cobaia da própria experiência de invisibilidade; o problema é que, com o anonimato, vem a tentação da impunidade (e do fascismo).

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre - Femme Fatale, de Brian de Palma, com Rebecca Romjin-Stamos como a criminosa que trai os parceiros durante assalto no Festival de Cannes; ela foge e troca de identidade, mas é clicada pelo fotógrafo Antonio Banderas; começa uma caçada humana estilizada, bem ao gosto do diretor, que mistura Alfred Hitchcock e a tradição noir (EUA, 2002, fone 0800-70-9011); e A Vida Marinha com Steve Zissou, de Wes Anderson, com Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett, Anjelica Huston, Willem Dafoe e Jeff Goldblum, sobre excêntrico explorador do mares que também é documentarista (EUA, 2004, fone 0800-70-9012).

TV Paga

Marcelo - Uma Vida Doce

20H10 NO TELECINE CULT

(Marcello - Una Dita Dolce). Itália, 2006. Direção de Annarosa Morri.

Documentário sobre Marcello Mastroianni, com cenas de seus grandes filmes e depoimentos que ajudam a traçar seu perfil. Reprise, colorido, 97 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.