DOCTV estreia 2ª temporada com 14 documentários

Estreia hoje à noite a segunda temporada do DOCTV América Latina, um programa que engloba 18 TVs públicas de 14 países para a transmissão de 14 documentários inéditos, cada um rodado em um país da América do Sul e Central e dirigido por um cineasta nativo. A ideia do projeto é compartilhar novos relatos sobre a diversidade na América Latina.

RENAN CARREIRA, Agência Estado

19 de agosto de 2010 | 16h17

O filme que inaugura a série é o uruguaio "Com as mãos na terra", que mostra a busca de arqueólogos por restos mortais dos desaparecidos durante a ditadura militar no país. A TV Brasil, gerida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), transmite o documentário a partir das 23 horas. A TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta, começa a exibir a série de documentário a partir da 0h30 da madrugada de sábado para domingo.

Com o slogan "Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários", a cerimônia de lançamento do DOCTV II América Latina ocorreu na noite de terça-feira, em São Paulo, com a exibição do filme brasileiro que faz parte da série. "Laura", do diretor Fellipe Gamarano Barbosa, retrata a vida de uma brasileira que vive há mais de 25 anos em Nova York e que, apesar de morar em uma espécie de cortiço em Manhattan e ter de dividir o banheiro com demais moradores, leva uma vida agitada: sai todas as noites para festas, frequenta restaurantes caros e participa de pré-estreias dos filmes mais badalados.

Os documentários foram escolhidos entre 355 projetos, em concursos realizados em 14 países que fazem parte da Rede DOCTV: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

A DOCTV é uma aliança entre autoridades nacionais, televisões públicas e produtores independentes desses países. No Brasil, o programa recebe o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da TV Cultura e da TV Brasil. Na primeira edição, foram apresentados simultaneamente em horário nobre 13 documentários entre setembro e dezembro de 2007 nas televisões públicas latino-americanas membros da Rede DOCTV.

Nesta segunda temporada, os documentários, que serão transmitidos na mesma ordem nos 14 países - um por semana -, são: "Com as mãos na terra" (Uruguai), "No corpo errado" (Cuba) , "Bala perdida" (Bolívia), "100.000" (Porto Rico), "Memória de uma carta perdida" (Argentina), "As cinco vidas de María Rodríguez" (Costa Rica), "Sitio 53" (Chile), "Laura" (Brasil), "Uma fronteira, todas as fronteiras" (México), "A fronteira" (Peru), "Retratos da ausência" (Colômbia), "Para vestir santos" (Venezuela), "Além do Mall" (Equador) e "O último soldado" (Panamá).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.