Divulgação
Divulgação

Diversidade de estilos em encontros à beira-mar

Evento reúne baianos e convidados numa praia de Salvador

Lauro Lisboa Garcia, O Estado de S.Paulo

11 de agosto de 2011 | 00h00

Até entre os organizadores a versão baiana do Conexão Vivo é que provoca maior expectativa, mesmo que as de Belo Horizonte, Recife e Belém tenham deixado as melhores impressões nos últimos anos. A série de shows do festival, que começa hoje e vai até domingo na Praia da Pituba, em Salvador, promove vários encontros inéditos de estilos e gerações diferentes, entre baianos e convidados de outros Estados (veja destaques no quadro ao lado).

A lambada e o carimbó do Pará esquentam a programação já na abertura hoje com a cantora Juliana Sinimbú. Ela recebe como convidado seu conterrâneo Felipe Cordeiro, que este ano já marcou presença forte no Rec Beat, no Recife, e no projeto Prata da Casa, no Sesc Pompeia.

Grandes figuras da MPB e do rock nacional como Elza Soares, Wilson das Neves, Pepeu Gomes, Edgard Scandurra, Paulo Miklos, Marco Mattoli, Armandinho Macedo, Marku Ribas, Di Melo, Gerônimo (um soberano do carnaval baiano) e o grupo A Cor do Som estão entre os convidados.

Até a cantora Mayra Andrade, de Cabo Verde, veio para participar do show da baiana Marcia Castro, ao lado de Mariella Santiago e Mariana Aydar. Elas cantam amanhã, noite com o elenco mais encorpado, que além de vários encontros vai ter shows individuais da rainha do tecnomelody, a paraense Gaby Amarantos, e Lenine.

Novas baianas. Autora de Barraqueira, que Marcia Castro gravou em seu primeiro álbum, Pecadinho, a revelação baiana Manuela Rodrigues canta em duas ocasiões. Amanhã ela se junta às conterrâneas Cláudia Cunha e Sandra Simões no Três na Folia e no domingo recebe Lenine como convidado.

Como as outras baianas que participam do evento - como Mariene de Castro e Rebeca Matta, além das já citadas -, Manuela não tem nada que ver com a indústria da axé music, embora não renegue a música de carnaval da Bahia. No Três na Folia ela canta modernas versões de clássicos carnavalescos de várias épocas.

Uma das faixas mais curiosas de seu segundo CD, Uma Outra Qualquer por Aí (selo Garimpo Música), é justamente uma longa viagem sonora em cima de um clássico do Olodum, Berimbau. As outras são autorais, sozinha ou com parceiros como Romulo Fróes e Leandro Morais. Como diz Manuela, é um disco que "leva quem ouve para muitos lugares", não necessariamente bonitos, porque a intenção é outra: "É um som sujo".

Minas com Bahia. Dois dos melhores encontros no Conexão Vivo de Belo Horizonte, em abril, vão se repetir hoje. Um é o do compositor mineiro Gilvan de Oliveira com o músico baiano Armandinho. O outro é o da banda Porcas Borboletas, de Uberlândia, com o titã Paulo Miklos.

O evento continua na Bahia nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Pelourinho (Salvador), Feira de Santana (dias 2 e 3/9), Vitória da Conquista (9 e 10/9) e em Juazeiro (21 e 22/10), com shows, oficinas, palestras e debates.

Criado em Minas, o Conexão Vivo é um dos mais bem-sucedidos programas de circulação de shows, gravação de CDs e de uma série de fomentos dentro da cadeia produtiva da música popular no Brasil. Em 2011, contemplou 150 projetos incentivados em 7 Estados. O Edital Nacional de Seleção Artística para 2012 continua com inscrições abertas no portal www.conexao vivo.com.br até o dia 21 de agosto e vai selecionar 45 artistas brasileiros - 30 de música cantada e 15 de música instrumental.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Hoje

a partir das 18h30

Gilvan de Oliveira (MG) convida Armandinho (BA) / Porcas Borboletas (MG) convida Paulo Miklos (SP) / Ortinho (PE) convida Pepeu Gomes (BA)

Amanhã

a partir das 18h30

Marcia Castro (BA) convida Mariella Santiago (BA), Mariana Aydar (SP) e Mayra Andrade (Cabo Verde) / Pedro Morais (MG) convida Maglore / Gaby Amarantos (PA) / Lenine (PE)

Sábado

a partir das 18h30

Érika Machado (MG) convida Rebeca Matta (BA) / Samba do Compositor (MG) convida Mariene de Castro (BA) e A Cor do Som (BA)

Domingo

a partir das 17 horas

Manuela Rodrigues (BA) recebe Romulo Fróes (SP) / Flávio Renegado (MG) convida Lenine (PE)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.