Governo do Rio de Janeiro/Divulgação
Governo do Rio de Janeiro/Divulgação

Discovery Channel realiza documentário sobre enchentes

'Águas Mortais' foi gravado em agosto de 2010 e discute os eventos climáticos na América Latina

AE, Agência Estado

20 de janeiro de 2011 | 09h33

Depois de lançar Rio de Janeiro - Segurança em Jogo, logo após as ocupações dos morros cariocas, no fim do ano passado, o Discovery Channel vai apresentar, no dia 6 de fevereiro, às 21 horas, mais um documentário feito em parceria com a Mixer, com tema que está em evidência: as enchentes. Águas Mortais foi gravado em agosto de 2010 e discute os eventos climáticos que assolaram toda a América Latina - como os deslizamentos causados pelas chuvas em Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio.

"Vamos mostrar o que aconteceu no Rio, em São Paulo e em países como o Peru e o México", conta o diretor Rodrigo Astiz. Ele conta que pensou em fazer o documentário após as chuvas fortes, atípicas, que ocorreram no ano passado. "Fiquei me perguntando se todos esses eventos estariam relacionados e o que poderia ser feito para evitar tragédias", diz Astiz.

A atração mostra a opinião de meteorologistas e climatologistas sobre questões como o aquecimento global e traz ainda as soluções apontadas por membros da Defesa Civil, médicos e engenheiros para amenizar os efeitos das enchentes.

A equipe do documentário visitou o piscinão da Chácara Francisco Morato com o geólogo Luiz Vaz. Ele defende que a prevenção das enchentes em São Paulo vai além dos piscinões. Para Vaz, a cidade não pode crescer desordenadamente e as áreas próximas do Rio Tietê devem sofrer intervenções para dar maior vazão às águas. De lá, a equipe partiu para a Universidade de São Paulo (USP), para conversar com Rodolfo Scarati Martins, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica, que está desenvolvendo um asfalto poroso para absorver a água mais rapidamente em caso de chuva forte em grandes centros urbanos.

"Não dá para impedir a chuva de acontecer, mas há como pensar o que fazer para minimizar os efeitos para as pessoas atingidas e os danos econômicos", fala Astiz, que já realizou, em parceria com a Discovery, três documentários. Além de "Rio - Segurança em Jogo", dirigiu Jean Charles de Menezes e São Paulo Sob Ataque. A parceria do grupo com a Mixer prevê mais dois títulos, também com direção de Astiz. Ambos devem ser lançados ainda este ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
televisãoDiscovery Channelenchentes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.