Disciplina é o caminho!

Sol em quadratura com Saturno e trígono com Netuno; a Lua é quarto crescente em Virgem.

Quiroga, O Estado de S.Paulo

18 de junho de 2010 | 00h00

Depois de décadas em que nossa civilização se consagrou a fomentar a preguiça, um pouco pela boa intenção de facilitar o trabalho doméstico, mas também pelo péssimo motivo de criar um exército de consumidores que se tornariam escravos pela própria decisão, começa a ressurgir a disciplina como meio de garantir verdadeira liberdade de escolha. À primeira vista, parece contraditório: como a disciplina poderia fomentar a liberdade? Acontece que a capacidade de decidir, que é própria da liberdade, diminui com a preguiça e aumenta com o treino disciplinado dos sentidos físicos e da mente, para que se possa discernir entre o que é real e as ilusões que ameaçam constantemente. Você quer se livrar de algo ou de alguém? Disciplina é o caminho!

ÁRIES 21-3 a 20-4

Use a percepção extrassensorial para conhecer melhor as pessoas com quem anda atualmente. A lógica dos argumentos não será tão eficiente quanto em outros tempos, inclusive porque há assuntos obscuros em andamento.

TOURO 21-4 a 20-5

As tarefas cotidianas servirão para você não se distrair com tantas novidades e, também, para que as necessárias mudanças sejam instauradas o mais rapidamente possível. A vida não será nunca mais como antes.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

A realidade das conquistas é dura e difícil, ninguém atinge um nível elevado pelas vias fáceis. Pode até ser que isso aconteça, mas depois essa pessoa constataria que para sustentar-se lá as coisas não seriam fáceis.

CÂNCER 21-6 a 21-7

A circunstância mais importante de sua vida é sua própria alma. Por isso a necessidade de tomar decisões, para demonstrar na prática que todas as adversidades podem e devem ser superadas definitivamente.

LEÃO 22-7 a 22-8

Algumas coisas precisarão ser conversadas da forma mais transparente possível, sem meias palavras ou segredos que não poderiam ser dados a conhecer. Sem total sinceridade os relacionamentos degringolarão.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Ir com muita sede ao pote não é atitude sábia, você sabe disso. Porém, quando urge convencer alguém a se associar aos seus interesses, facilmente se incorre nesse tipo de atitude distante da sabedoria.

LIBRA 23-9 a 22-10

Em nome do progresso é propício fazer vários sacrifícios. Por isso, pense menos no prazer imediato que certas situações trariam e mais no momento de glória conquistado depois de um longo caminho de árduos sacrifícios.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

As boas ideias sempre trazem consigo o temor de que outras pessoas se aproveitem delas e se adiantem a realizá-las. Você não deve gastar nenhuma preocupação nesse sentido, apenas dispor-se a agir de acordo com a necessidade.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Os riscos que você assumir terão de ser discutidos previamente com todas as pessoas próximas, inclusive aquelas que pareceriam não ter nada a ver com o assunto. Afinal, o estresse também as afetará.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Assumir compromissos é o passo seguinte e o mais temido também, porque a partir desse momento não haverá possibilidade de voltar atrás. Por isso a sensação de perigo, ainda que na prática nada demais aconteça.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Crie uma maneira diferente de tratar os assuntos de sempre. O tédio produzido pela repetição cotidiana não se resolverá mandando todos os afazeres para o inferno, mas com a aplicação da devida criatividade.

PEIXES 20-2 a 20-3

Toda decisão implica necessariamente o sacrifício de algum desejo. Esse é o caminho dolorido de nossa humanidade, reconhecer a ambivalência constante de renunciar a um prazer imediato em nome de outro desconhecido.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.