Direto da Fonte

Algema

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

28 Abril 2011 | 00h00

Adriana Zanetti, da 5ª Vara Federal Criminal, não gosta dos holofotes. Tanto assim que ao constatar a ausência de Nelson Tanure, convocado para depor anteontem em processo contra Daniel Dantas, fez seu trabalho de maneira discreta: decretou prisão do empresário por flagrante desobediência.

Não se sabe se, e quando, a ordem será cumprida.

Sem volta

Mulher que fizer denúncia de violência doméstica não poderá mais retira-la.

Foi o que Marta Suplicy e Gleisi Hoffmann conseguiram emplacar ontem no Senado, endurecendo a Lei Maria da Penha.

Culpa do sistema

Réus, na capital paulista, estavam ao léu até ontem, às 13h. O Departamento de Inquéritos Policiais local ficou uma semana sem sistema de computação. E para não perder controle dos inquéritos, pedia às delegacias que não enviassem mais nada até a regularização do sistema.

O que faz o órgão? Investiga e também manda prender.

Palhaçada?

Três meses depois de empossado, Tiririca não se mudou para seu apartamento funcional. O deputado continua morando em flat em Brasília esperando a liberação do seu apê.

A verdade

Fernando Haddad sai na frente. Quer saber o que aconteceu durante o regime militar em cada uma das120 instituições de ensino ligadas ao Ministério da Educação. Pediu documentação que, depois de compilada, vai para a Biblioteca Nacional.

Jogo de cintura

Kaká soube domingo, vindo de Madrid, já dentro da cabine do avião, que sua filha havia nascido bem. Passou 24 horas em São Paulo com a família e já na terça voltou para Europa.

Andamento

Depois de muito bate-boca e quase agressões no Congresso, terça-feira, ficou acertado que Aldo Rebelo entregará na segunda-feira o texto do Código Florestal para votação. Cujos termos, até ontem, não estavam claros para os ambientalistas. Que arrumaram, no entanto, um fato para comemorar.

Estudo da SBPC/ABC mostrando que o projeto, como está, bate de frente com a Ciência.

Andamento 2

Versões extraoficiais sobre o texto do Código mostram desavença entre o que o Ministério do Meio Ambiente preparou e o texto "emendado" pela Casa Civil no projeto de Rebelo.

Mas em ambos, segundo ambientalistas, faltam regras mais claras para o agricultor familiar, incentivos econômicos à conservação e compensações fiscais.

Tipo importação

Daniella Helayel não vai mesmo à boda real. Moradora de Londres e xodó de Kate Middleton, ela está em Sampa.

E foi vista, anteontem, no Rodeio, exibindo seus modelitos para Ana Paula Junqueira e Daniella Cicarelli... num iPad.

O craque deve vir ao Brasil nas férias, previstas para o fim do mês que vem.

Mão amiga

J.K. Rowling se engajou de vez. Ajudou Kate McCann a escrever livro sobre desaparecimento de sua filha, Madeleine, em 2007. Vendas revertidas para pagar investigadores, o livro será lançado em maio no exterior.

Na frente

Letícia Linton abre sua casa hoje para exibição de joias. Com presença confirmada de Hayley Henning, embaixadora sul-africana. Tudo em prol da Tanzanite Foundation.

Isay Weinfeld ataca de DJ. No Alley Club, sábado.

A mostra de Youngmi Shin começa amanhã. Na Thomas Cohn.

Rick Amaral recebe convidados para festa oficial da Fórmula Indy. Hoje, na Mokaï.

A pré-estreia do programa Planeta Humano, da Discovery Channel, será dia 4. No Auditório do Masp.

Erik Nako e Cristiano Lanna abrem o bar Prima Bruschetteria. Na Vila Madalena, hoje.

Rafinha Bastos lança o DVD A Arte do Insulto, na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera. Hoje.

Última dos tabloides ingleses: Kate Middleton estaria tão preocupada, mas tão preocupada, que tem sonhado que se casaria...pelada.

Mito em desfile

Não foi um desfile tradicional, como os apresentados na SPFW, com dez minutos de duração. Pierre Cardin, 88 anos, mito vivo da alta-costura, apresentou anteontem, no Shopping Iguatemi, um pot-pourri da carreira. Foram quase 200 looks em longos 40 minutos.

A ideia de reunir todas as fases do criador - da década de 50 até hoje -, era em si interessante. O problema é que faltou editá-las, talvez dividir por épocas. Mas o que queriam mesmo alguns presentes - poucos usando a grife - era tentar conhecê-lo.

Daniela Mercury o conheceu. E até cantou para ele. Em São Paulo, jantou com o estilista na segunda-feira, no Gero. "Tive uma aula de autoestima. Ele jura que tudo o que fez sempre deu certo", conta a artista, se auto intitulando de "retrozinha, meio fora de moda". E Cardin, de "mestre atemporal".

Já Luciana Vendramini pensa no pai quando lembra do designer. Mais precisamente, de suas calças guardadas no fundo do baú.JOÃO LUIZ VIEIRA

Colaboração

Débora Bergamasco debora.bergamasco@grupoestado.com.br

João Luiz Vieira joao.vieira@grupoestado.com.br

Marilia Neustein marilia.neustein@grupoestado.com.br

Paula Bonelli paula.bonelli@grupoestado.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.