Direto da Fonte

Guilhotina

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

25 de novembro de 2010 | 00h00

Decisão de Guilherme Stoliar. Nova baixa no Grupo Silvio Santos: João Pedro Fassina, vice-presidente da Liderança Capitalização, responsável pelo Carnê do Baú e pela Tele Sena. Vai parar por aí? Silvio Santos pediu levantamento dos cargos de parentes de Rafael Palladino empregados no SBT.

Lost and found

Aos que se perguntam onde foi parar o dinheiro que a Caixa Econômica Federal já pagou para adquirir 49% do Banco Panamericano, vai aqui o mapa do tesouro: está depositado na holding de Silvio Santos.

Foto do momento

Nelson Jobim, segundo alta fonte, continuará no Ministério da Defesa, na cota de Dilma. Com a consequente compra dos caças franceses Rafale.

Depois disso, se a opção do ministro for a de deixar o governo e o PMDB ficar mesmo com o cargo, a ideia é de que Michel Temer acumule a vice-presidência com o Ministério, a exemplo do que já aconteceu com José Alencar.

A quem interessar

Em maio de 2005, por autorização de juiz de Nova York, o promotor público da cidade entregou ao Ministério da Justiça do Brasil e à PF, um CD com informações sobre contas de brasileiros em mais de um banco, inclusive os do Israeli Discount Bank. O IDB informa, portanto, não ter responsabilidade na quebra de sigilo.

RSVP

Clara Ant está atordoada. Surgem de todos os lados pedidos de convites para a primeira festa de despedida de Lula, Nunca Antes Neste País, sábado, no Clube das Nações. O número de convidados já pulou dos iniciais 500 para 700.

Pavio curto

Luiz Schwarcz está indignado com a petição on-line que corre pela internet pedindo que Chico Buarque devolva seu Prêmio Jabuti deste ano. Classifica o abaixo-assinado, que soma hoje mais de 8 mil assinaturas, como "fraudulento".

Motivo? Ele inclui assinaturas que vão de Marilyn Monroe, Michael Jackson, Jesus Cristo a FHC, Caetano Veloso e do próprio Chico.

New-santista

Vascaíno fanático, Sérgio Cabral se rendeu ao talento de Neymar. Ao vê-lo, anteontem, na Soccerex - feira internacional de futebol -, fez questão de cumprimentar e tirar fotos com o santista.

Palmatória

Vinte estudantes da USP estão sendo convocados a depor na reitoria. Quatro por terem invadido a própria reitoria, 13 pela entrada na sala da Coordenadoria de Assistência Social e três por agressão a um aluno. Todos sofrem processo administrativo. Líderes estudantis classificam a ação de política para eliminar integrantes do movimento: "A USP vai culpar só quatro pela invasão feita por uma multidão?".

Questionada, a USP nega haver motivação política no processo que pode levar a expulsão de alunos. E lembra: o prejuízo da invasão, de R$300 mil, não foi coberto.

Grande família

Carlos Araújo, ex-marido de Dilma, disse sim. Vai à festa da posse em Brasília com a filha Paula, o genro Rafael e o neto Gabriel.

Arte em números

Fechado e aprovado o orçamento do MAM para o ano que vem. Só via leis de incentivo do MinC serão R$ 15,7 milhões.

Corda toda

Adesivos de bandas de rock enfeitam estojo de Rachel Barton Pine. A violinista, dona de violino Guarneri del Gesù, de 1742, também toca em grupo... heavy metal. Ela encerra domingo, na Sala São Paulo, os 70 anos da OSB.

Com Roberto Minczuk fazendo homenagem a Adoniran Barbosa regendo Trem das Onze.

Delay

Celso Kamura foi surpreendido sábado com recado em seu celular convidando para maquiar Paul McCartney. Estava em Ilhabela: "Fiquei arrasado", conta.

Puro portunhol

Em meio aos convidados da pré-estreia de Lope, dirigido por Andrucha Waddington, anteontem no Iguatemi, Selton Mello conversou com a coluna sobre seu personagem no longa, o Marquês de Nava.

Como criou e treinou seu sotaque para o filme?

Foi simplesmente o sotaque de um ator brasileiro que não fala espanhol (risos). Ensaiei com uma professora e fiz o melhor que eu pude. O personagem ser um português me salvou.

O que achou de participar de uma coprodução internacional em espanhol?

Sempre quis trabalhar com o Andrucha, mas nunca tinha rolado oportunidade certa. Achei a experiência desafiadora e saborosa, por mais que eu me sentisse um peixe fora d"água, às vezes. O mais perto que eu tinha chegado de uma produção assim foi em Jean Charles, filmado em Londres.

Você tem vontade de fazer outros filmes internacionais?

Sim. Mas para mim tem que ser algo natural. Alguém que veja meu trabalho e tenha interesse tipo "olhe esse ator brasileiro". Não me vejo parando de fazer o que faço para recomeçar em carreira internacional.

Depois de O Palhaço, que estreia em maio, há mais projetos de direção pela frente?

Estou namorando algumas coisas, sem nada definido. Mas, sim, tenho planos de dirigir um terceiro longa. Baseado em uma história original. / M. NEUSTEIN

Na frente

Valdir Cruz lança hoje Bonito - Confins do Novo Mundo. Na galeria Lourdina Jean Rabieh, nos Jardins.

Tudo certo para o Britcham Ball, da Câmara Britânica. Hoje, no Renaissance.

Convidada por Daniel Feffer, do Instituto Ecofuturo, para conhecer o Parque das Neblinas, Marina Abramovic foi a Mogi da Cruzes buscar inspiração para os seus próximos trabalhos.

São Paulo recebe Fashion Mob, domingo. Na abertura da 28ª Casa de Criadores haverá "desfile" de fashionistas do Largo do Arouche ao Parque da Luz.

Emerson Fittipaldi tirou as generosas costeletas que estava usando para comemorar os 40 anos de sua primeira vitória na F1.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.