Direto da Fonte

Reclama, vai

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

01 de agosto de 2010 | 00h00

O índice da FGV que afere o grau de confiança da população na Justiça constatou: apenas 6% dos entrevistados, que ganham até dois salários mínimos, já usaram os serviços do Procon e 60% nunca ouviram falar da instituição. A pesquisa, realizada no segundo trimestre deste ano, ouviu 1.500 pessoas. Entre os que recebem mais de 12 salários, 36% declararam já ter acionado o Procon.

Afresco

São Paulo ganhará um grande painel ao ar livre do pintor francês Gilbert Coudene. A convite de Regina Monteiro, da Emurb, o artista desembarca aqui em setembro para escolher o local da obra. Ele tem trabalho nas ruas de Barcelona, Marselha, Berlim e Xangai.

Notas novas

Depois de confusões com a saída da TIM, Giorgio Della Seta, ex-presidente da Pirelli, assume a direção do Auditório do Ibirapuera. Seu braço direito será Mario Cohen, cujo mandato na diretoria termina em agosto.

Carisma alemão

Uma equipe da TV alemã ZDF veio ao Brasil seguir os passos de Kurt Masur. Gravaram ensaios do concerto de sábado e até uma aula de regência que o maestro conduziu. Momentos dele com os netos em SP também foram registrados.

Gira mundo

A coluna misturou as bolas. Foi Frei Betto o dirigente da Juventude Estudantil Católica na década de 60. E não Marina Silva. Era ele que dizia, quando estava no governo Lula, a Henrique Meirelles: "Ei, Meirelles, e pensar que já fui seu dirigente". A história está na biografia da candidata, que será lançada dia 9.

Adriana da Riva ampliou seu leque criativo. Além da linha de joalheria e dos projetos de arquitetura, lança no final de setembro sua primeira coleção de bolsas. "São dois modelos básicos com opções de alças em pedras brasileiras", explica a designer. "Gosto que as pessoas brinquem com a versatilidade das minhas peças", diz. Sem perder o foco do novo negócio, ela se prepara para participar também em setembro de mais um evento: a exposição coletiva de joias Ritmo e Cores do Brasil, organizada pela Casa do Brasil, em Madri.

Responsabilidade social

As flores e árvores do cenário da nova campanha da Le Postiche tiveram destino solidário: o projeto Flor Gentil, que as transformam em arranjos para serem doados a asilos.

Oito mil veículos segurados pela SulAmérica usaram tinta à base de água na reparação da lataria, que emite 90% a menos de solventes na atmosfera.

Decidido. A Invitational Golf Cup, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, acontecerá no dia 25 de setembro. Com renda destinada para projetos de combate ao câncer infanto-juvenil.

A Brasilprev comemora. Arrecadou 8 toneladas em agasalhos e cobertores para a Campanha do Agasalho.

A peça Cachorro Morto tem sessão especial com renda revertida para a ONG Autismo & Realidade. Terça, na FAAP.

A Sinfônica Heliópolis faz sua primeira viagem internacional. Embarca em setembro para o Beethovenfest, em Bonn, na Alemanha. Leva na bagagem a obra inédita A Cidade do Sol, composta especialmente para a ocasião.

Hoje é o último dia da exposição Drop Shots, de Andrea Laybauer, que reverterá 20% da venda de suas obras para crianças com câncer atendidas pela Tucca. Na Livraria da Vila do Cidade Jardim.

O Instituto Olga Koz promove o Chá Beneficente no Terraço Itália para arrecadar recursos para seus projetos. Dia 24.

A Orientavida lança a campanha Pense Rosa. Objetivo? Conscientizar as mulheres, a partir dos 40 anos, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Detalhes nem tão pequenos...

1. Dizem que estar na moda é se sentir confortável...

2. Botões verde e rosa. Seria uma preparação da Mangueira para o carnaval do ano que vem?

3. Em noite de estreia de teatro, não faltaram estrelas. Tampouco notas musicais.

4. Embaixo da saia havia apenas pernas comportadas.

5. Quem chama brasileiro de "desmemoriado" não conhece a torcida corintiana que relembra seus craques.

6. Há quem solte muito mais que cachorros ao telefone.

Colaboração

Débora Bergamasco debora.bergamasco@grupoestado.com.br

Gilberto de Almeida gilberto.almeida@grupoestado.com.br

Marilia Neustein marilia.neustein@grupoestado.com.br

Paula Bonelli paula.bonelli@grupoestado.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.