Direto da Fonte

Direto de Minas

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2010 | 00h00

No almoço de ontem, que reuniu em BH Aécio Neves, Anastasia, Ricardo Teixeira e Ricardo Trade, do comitê organizador da Copa, a conversa girou entre dois temas: o Mineirão como candidato a sediar a abertura do Mundial e os impasses em São Paulo.

Aécio insistiu em saber se a resolução do imbróglio sobre a capital paulista sediar ou não a estreia da Copa ficaria para depois das eleições.

Direto de Minas 2

O presidente da CBF negou de forma contundente: "As eleições não fazem parte do calendário da Fifa". E reiterou que o comitê riscará ou não São Paulo da lista antes de outubro. Teixeira disse ainda estar cansado de discutir o assunto pela imprensa. E afirmou: "Trata-se de uma questão técnica. Não política".

Chaminé oficial

A Lei Antifumo não está sendo respeitada nas dependências do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da capital paulista. Policiais fumam, sem cerimônia, diante de seus computadores. Nos 3º e 6º andares.

A direção do órgão nega e diz que os funcionários estão cientes das implicações legais.

Corrente invisível

Está sendo finalizado relatório sobre formas contemporâneas de escravidão no Brasil que promete dar o que falar. Elaborado pela advogada armênia Gulnara Shahinian, relatora especial da ONU. Recentemente, ela visitou por aqui plantações de cana e oficina de tecelagem.

O documento será divulgado em setembro, no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Em Genebra.

Último gole

O Conar, agência reguladora de propaganda, julgou mais três peças publicitárias da cerveja Devassa, estreladas por Paris Hilton. A determinação é de que todas sofram alterações, sendo suprimidos os trechos mais sexies.

A empresa diz não pretender mais usar o material. Tem na mira nova campanha de verão.

Riquelme, poliglota

Larissa Riquelme, a musa paraguaia da Copa, estava soltinha no almoço da assinatura de contrato com a Playboy. Ela gabava-se por ter aprendido duas palavras em português: "periguete" e... Bem, a outra é impublicável.

Assim na terra como no céu

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que no primeiro dia da nova regra, o caos foi total. Uma cancela chegou a ser quebrada.

Outros carros pararam em área de segurança. Um veículo de cargas que precisava passar por ali, arranhou automóveis.

Lulalá

Já corre na internet a campanha Liga Lula. Liga lá - Morte a Pedrada Não Dá. O vídeo, com a atriz Mika Lins, pede que o presidente reforce sua posição na campanha para libertar a iraniana Sakineh, condenada à morte por apedrejamento pelo governo de Ahmadinejad, por adultério.

O Planalto afirma que encaminhará as informações da campanha ao presidente.

Teleprompter

João Sayad contratou Maria Cristina Poli para ser a nova âncora do Jornal da Cultura. Alexandre Machado fica na chefia da equipe do telejornal. Incluindo debates na bancada.

Fora curva

Ivana Arruda Leite, finalista do Prêmio SP de Literatura, saiu na contramão das "buarquianas" e fez um pedido ao poeta: "Chico, por favor, não venha!".

A escritora suplica para que o compositor não apareça na cerimônia, dia 2, para que os demais candidatos possam brilhar.

Na frente

José Serra e Marina Silva se reúnem com gerentes e analistas de RH no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas. Já Dilma foi convidada mas não confirmou presença. No dia 18.

Acontece hoje o lançamento do livro Receitas da Vida na Saraiva do Higienópolis.

Será exibido hoje no Espaço Unibanco Karl Max Way - A Ilegalidade é uma ficção, de Flávia Guerra e Maurício Osaki.

Nick e Anjo fazem performance para o Ray-Ban Art Festival. Hoje, na Rua Augusta.

Christophe Lidy abre hoje a filial do Garcia & Rodrigues. No Shopping Vila Olímpia.

Interinos: Débora Bergamasco, Gilberto de Almeida, Marilia Neustein e Paula Bonelli.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.