Direto da Fonte

Só felicidade

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

24 de julho de 2010 | 00h00

Mais um mês bom para a Secretaria da Fazenda paulista. Números recém-tabulados mostram que em junho entraram para os cofres do Estado quase R$ 8,5 bilhões. Descontada a inflação, essa arrecadação significa crescimento de 16,1%.

A União, por sua vez, na sua arrecadação recorde de junho registrou alta corrigida pela inflação de 8,54% em relação ao mesmo mês de 2009.

Felicidade 2

A diferença é grande, mas no semestre o crescimento das duas receitas se equivalem. São Paulo registrou média de 13,4% de aumento e a União avançou 12,4%. Aguarda-se os números de julho que devem sinalizar qual o tamanho da desaceleração da economia.

Funk estadual

Criado na periferia da capital, o projeto Funk da subprefeitura de Cidade Tiradentes será estendido para o Estado. A decisão de Andrea Matarazzo inclui convite ao subprefeito Renato Barreiros, da sub onde nasceu a ação para integrar a pasta da Cultura.

Em seu lugar - escolhido por Kassab - entra o coronel Paulo Régis Salgado.

Casa de ferreiro

Victor Ribeiro, presidente do Google no Brasil, desembarcou no Rio, anteontem, para um almoço nas proximidades do Santos Dumont. Consultou seu portal e seguiu direto para a primeira opção. Resultado: foi parar na filial de Ipanema do restaurante.

Boca de siri

Se a operação de capitalização da Petrobrás não sair em setembro, periga Sérgio Gabrielli ter que ficar mudo até o fim do ano.

Respeitando exigência da CVM, o presidente da estatal está em período de silêncio desde o dia 23 de junho, em consequência da operação financeira inicialmente marcada para julho.

Semanada

Sérgio Guerra, coordenador da campanha de Serra, desistiu. Passa agora segunda e terça em São Paulo para evitar muito vai e vem de Brasília.

Aula radical

O Instituto Rio Branco quer, literalmente, que seus profissionais conheçam o País que vão representar. Levou 100 diplomatas para desbravar a Amazônia na semana passada. Com direito a prova de comida de guerreiro na selva, incluindo larva.

Foco de luz

Hector Babenco tem nova profissão: a dos palcos. Já deu o start nos ensaios da peça Hell, uma adaptação sua do livro da escritora francesa Lolita Pille, que estreia dia 4 de outubro.

No elenco, sua amada Bárbara Paz e Ricardo Tozzi.

Na botija

Ricardo Teixeira, como de hábito, marcou conversa ontem com Muricy Ramalho no Itanhangá Golf Club, assim como fez com Felipão e Dunga. Deu de cara com toda imprensa cobrindo a Gillette Golf Cup.

Os dois tentaram sair desapercebidos pelo vestiário. Sem sucesso.

Bye, Bye, Brasil

Sarah Nicole Lowry - turista americana que teve 80% do corpo queimado na explosão de um bueiro da Light no Rio - mandou devolver as chaves do apartamento que alugou na Praça da República em São Paulo.

Pretende, com o marido David James Mc Laughlin, deixar a Clínica São Vicente direto para Ohio assim que tiver alta.

Poderosa Chefona

Karina Janini está em missão nada simples. Se divide entre a tradução de dois livros sobre a máfia italiana. A Beleza e o Inferno, de Roberto Saviano e Máfia Export de Francesco Forgione.

Ambos a serem lançados em 2011 pela Bertrand.

Na frente

Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector, tem encontro com Beth Goulart, que interpreta a escritora na peça Simplesmente Eu. Na Bienal do Livro, dia 14.

Sucesso de Zeca Pagodinho, Água da Minha Sede, ganhou versão mais lenta na voz de Roberta Sá. A cantora lança semana que vem novo projeto com o Trio Madeira Brasil.

Monica Filgueiras e Fernando Ribeiro pilotam hoje a mostra Pop Show.

A Brothers of Brazil, de João Suplicy e Supla, faz show hoje no Ao Vivo Music.

Decidido: a exposição que celebra os 120 anos de Anita Malfatti, em Brasília, vai também para o CCBB do Rio.

Acontece, quinta, o evento Paladar - cozinha do Brasil.

No Grand Hyatt.

Celso Lafer fala, terça, sobre Miguel Reale na Academia Brasileira de Letras.

Momento auto-centrado de Amy Winehouse. A cantora aderiu ao movimento "Free Lindsay Lohan" pensando: "Poderia ter sido comigo".

Alexandre Kalache, da Academia de Medicina de NY e Yukio Moriguchi, geriatra do Papa João Paulo II, fazem palestras no Fórum da Longevidade, realizado pela Bradesco Seguros. Dia 3, no Unique.

A indústria do cigarro já tem candidato nestas eleições. E não é Marina nem Serra.

Colaboração

Débora Bergamasco debora.bergamasco@grupoestado.com.br

Gilberto de Almeida gilberto.almeida@grupoestado.com.br

Marilia Neustein marilia.neustein@grupoestado.com.br

Paula Bonelli paula.bonelli@grupoestado.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.