Direto da Fonte

Bola quadrada

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

03 de julho de 2010 | 00h00

O Ministério Público Federal instaurou novo inquérito para investigar gastos do Comitê Olímpico Brasileiro com a campanha que escolheu o Rio como sede das Olimpíadas de 2016.

Foram repassados ao comitê pelo Ministério dos Esportes mais de R$ 44 milhões, segundo documento do MPF.

Bola quadrada 2

E não para por aí. Chegou ao MPF esta semana, por meio do advogado Alberto Murray Neto, questionamento sobre os gastos do COB com "faustosa comemoração" de fim de ano, em 2009.

De acordo com a denúncia, trata-se de uma "celebração privada, apenas para convidados do comitê que, como se sabe, tem suas contas pagas com dinheiro público, decorrente dos recursos da Lei Piva".

A assessoria do COB informa que foram usadas verbas privadas do próprio comitê.

Quem vem

Depois de Lou Reed na Flip, em agosto, será a vez de sua mulher, Laurie Anderson, no Brasil. A badalada artista de multimídia abre em outubro, a exposição Eu em Tu, no CCBB.

Che Boludo!

Hoje é dia de jogo entre Argentina e Alemanha, por muitos considerado o mais difícil desta Copa. E como jogará Carlito Tevez?

Indagado, o ex-técnico do Corinthians Antônio Lopes, que comandou o craque na equipe de 2005, responde: "Tevez está bastante experiente, em ótima forma física e praticando um excelente futebol. É muito rápido e tem inteligência para jogar. Não será nada fácil para Alemanha".

Exemplar

Quinta-feira, às 8h da manhã, Sérgio Rosa foi visto na sede do Detran do Rio de Janeiro.

O executivo, que há um mês deixou a presidência do poderoso fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, a Previ, entrou em uma longa fila destinada à renovação da carteira de habilitação ou permissão para direção em território internacional.

Enfrentou duas horas de espera pelo atendimento.

Na frente

Para levantar recursos em prol da Associação Amor Por Favor, Vanessa Pedote faz exposição e Renato Godá,show, no Baretto. Segunda.

Paula Goldman mergulha em tema delicado: o tráfico de pessoas na América do Sul. O longa será exibido dia 13, no Festival de Cinema Latino Americano.

A Alpargatas abre no dia 6, sua primeira loja Havaianas nos Estados Unidos. Mais precisamente, em Huntington Beach, conhecida como a surf city da Califórnia.

Tristeza tem fim: acabou ontem. Olho agora em 2014!

Colaboração

Débora Bergamasco debora.bergamasco@grupoestado.com.br

Gilberto de Almeida gilberto.almeida@grupoestado.com.br

Marilia Neustein marilia.neustein@grupoestado.com.br

Paula Bonelli paula.bonelli@grupoestado.com.br

Traz na bagagem a famosa Hand Phone Table: obra em que o espectador consegue ouvir a vibração do osso do braço.

Jogo de cintura

Julia Gillard, nova primeira-ministra da Austrália, mostra postura bem diferente de seu antecessor: admite discutir a controversa taxa que o governo pretende criar sobre o lucro das mineradoras.

No Brasil, la nave... va.

Efeito chuva

Os subprefeitos de São Paulo agora têm direito a dois voos de helicóptero por mês para observar do alto suas regiões.

Morde e assopra

A Apeoesp, que vive batendo de frente com o governo estadual, ganhou afago do federal. Conseguiu autorização, via lei de incentivo, para captar mais de R$ 400 mil. E assim fazer livro sobre os 65 anos do Sindicato dos Professores.

Merecido

Ficará a cargo de Sérgio Machado a direção do filme-homenagem a Hector Babenco, organizado pelo Festival de Paulínia. O diretor de Cidade Baixa colheu depoimentos de amigos do cineasta para fazer o "minidocumentário". Exibição dia 15.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.