Direto da fonte

Plano certo, hora errada?

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

21 de junho de 2010 | 00h00

Nessa discussão sobre fazer ou não o carro elétrico no Brasil, há muita gente estranhando que tenha sido esquecida a iniciativa de João do Amaral Gurgel, que lançou este tipo de automóvel ainda no início da década de 80.

Os elétricos da Gurgel eram simples: usavam mecânica da VW - motor, câmbio, suspensão, etc. - e carroceria de fibra de vidro. Andavam a 80 km/h e tinham autonomia de cerca de 70 km. As baterias eram recarregadas em 4 horas, usando tomadas de 220 volts.

Pena que a empresa faliu e Gurgel não está mais vivo.

Ufa!

Circula em Washington que os lobistas brasileiros respiraram aliviados com a decisão do Brasil em adiar as retaliações aos Estados Unidos.

Temiam, por exemplo, que a manutenção das medidas pudesse interferir diretamente nas negociações para redução das tarifas do etanol.

Lenço e chuteira

Mesmo em tempo de Copa, o Itamaraty mantém o calendário da diplomacia do futebol. Estava prevista para desembarcar ontem, em Santos, a seleção feminina da Palestina.

As moças treinarão por 15 dias no CT Meninos da Vila.

Atenção, cinéfilos

A Secretaria da Cultura do Estado e a Fundação Memorial América Latina investiram R$ 800 mil no 5º Festival Latino Americano de Cinema.

A maratona de 120 filmes acontece em julho.

Atenção, cinéfilos 2

Entre eles, documentário feito na Penitenciária Feminina do Butantã, onde detentas ficam temporariamente para amamentar seus recém-nascidos, feito por Cláudia Priscilla, mulher de Kiko Goifman.

Fim do mundo

Julio Serson, do Grupo Serson, está com dificuldade para acelerar o ritmo da construção do Hotel Ibis, em Porto Velho.

Está faltando mão de obra até em Rondônia.

Nas nuvens

E Isabel Allende, que participa da Flip, trará a tiracolo o marido William Gordon. A dupla segue de helicóptero até Paraty. Não deve conhecer o mau tempo por lá.

Na frente

Juca Ferreira comemora. Recebeu uma carta de apoio do Instituto Gerdau a favor da nova proposta da Lei Rouanet.

Carolina Herrera e sua filha voltam ao Brasil, em outubro. Para ver de perto a loja do Shopping Cidade Jardim.

Nova escultura de Tomie Ohtake sua ganha espaço no Porto de Tomarim, de onde partiram inúmeros imigrantes japoneses para o Brasil. Doação da Petrobrás para o governo de Okinawa.

David Fincher quer rodar outra aventura. Está interessadíssimo no remake de 20 Mil Léguas Submarinas, da Disney.

Brasileiros terão espaço no leilão que a Sotheby''s promove amanhã em Milão. As fotos de Eduardo Muylaert, Ricardo van Steen, Dimitri Lee, entre outros, disputarão lances em prol da ONG Pyari Onlus.

Registrado: os americanos não entendem mesmo de futebol. Durante as partidas da seleção dos EUA, aplaudem até ... lateral. Seja de direita ou esquerda.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.