Direto da fonte

Mutirão

Sonia Racy, O Estado de S.Paulo

05 de maio de 2010 | 00h00

Orlando Silva está organizando um pool de bancos para ajudar o São Paulo a reformular o Morumbi. "Vamos conseguir", garantiu o ministro a Juvenal Juvêncio, presidente do clube, em jantar para Pelé, anteontem, na casa de Zé Victor Oliva.

O São Paulo já dispõe de R$ 400 milhões do BNDES - oferecidos a cada um dos 12 estádios da Copa. "A dificuldade é arrumar garantia financeira para o projeto, ainda em análise na Fifa", esclarece. Outro obstáculo, segundo comentários no jantar, seria a vontade de Ricardo Teixeira de construir um novo estádio em SP.

Hoje, representantes da Fifa estarão no Morumbi, para conversas e nova inspeção.

Leva eu

Se fosse por Pelé, quatro craques do Santos (Neymar, Ganso, Robinho e Wesley) seriam convocados. Mas ele concorda, de certa maneira, com a advertência de Dunga de que os meninos não têm experiência internacional:

"Ele me disse que o Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, é mais experiente. E quer na reserva alguém já testado."

Leva eu 2

Aposta para a Copa 2010: o Brasil ganha? "A Espanha é melhor da Europa, o Brasil na América Latina. Mas é muito difícil antecipar. A Copa é um torneio curto, de sete jogos. Não é um campeonato de um ano inteiro", diz Pelé.

O Rei, que já esteve três vezes com Mandela, foi convidado e abrirá a Copa no dia 11 de junho, na África do Sul.

Pelé vira a casaca?

Juvenal Juvêncio realizou antigo sonho de muito são-paulino ao dar a Pelé sua própria foto (acima). A imagem, segundo explicou à coluna, foi parte de uma campanha da Nike em que o craque teve que vestir a camisa de vários clubes. Ela não chegou a ser veiculada, mas Juvêncio guardou as imagens.

Atravessou

O Hospital Matarazzo, pertencente à Previ, está para ser vendido a um grupo gigante. Kassab, no entanto, pretende exercer o direito de perempção - lei 10.257 /2001.

Antiga dona do hospital - cujo prédio é tombado -, a Prefeitura o quer de volta.

Haja urna

O TRE paulista, que esperava um crescimento de 5% do eleitorado em relação a 2008, surpreendeu-se. Com a inscrição de novos eleitores - o prazo acaba hoje - o aumento é de 9%.

Pedra no caminho

Alceni Guerra, ex- ministro da Saúde de Collor, reúne-se hoje com José Temporão. Quer convencer o ministro a criar um programa nacional de combate ao crack.

Outros tempos

Em aula na Escola São Paulo, semana passada, Bruno Barreto explicou por que Lula, o Filho do Brasil não fez tanto sucesso quanto Dona Flor e Seus Dois Maridos - que levou 12 milhões aos cinemas:

"Foram outros tempos, era uma ditadura e o povo estava sedento por filmes livres. E também porque o presidente Lula é que nem futebol. Uns amam e outros odeiam."

Mi casa

Se depender de Luiz Barreto, da Justiça, os paraguaios presos no Brasil vão ficar onde estão. Ao receber de seu colega paraguaio Rafael Filizzola, anteontem - no encontro Lula-Lugo, em Ponta Porã - documentação para justificar a extradição dos três, o ministro concluiu não haver nada que justifique reavaliar o caso. "Dificilmente o Comitê Nacional de Refugiados vai rever sua decisão", antecipou o Barreto à coluna.

Ou seja: os "guerrilheiros" Juan Arrom, Anuncio Martí e Victor Colman, acusados de participar do Exército do Povo Paraguaio, não voltam tão cedo para os braços de Fernando Lugo.

Grife nobre

Mudanças no tradicional La Cocagne. Roberto Leal, cantor, mais Leslie Amaral, artista plástica, compraram o restaurante. E introduziram a marca Marquês de Marialva. O novo-velho Marquês de Marialva/La Cocagne continua no mesmíssimo endereço.

Na frente

Quando seu museu sair do papel, Pelé já tem um Picasso garantido para expor. A obra será cedida por José Victor Oliva. Pertence ao sogro do empresário, que a comprou de Lula, o técnico do Santos dos anos 60. O quadro, segundo Pelé, foi presente de Picasso, encampado por Lula. E com Lula... ficou.

A Visionaire, revista nova-iorquina cobiçadíssima, abre em exposição. Dia 11. No Instituto Tomie Ohtake.

Lady Gaga deixou para trás Madonna, Beyoncé e Angelina Jolie. Lidera agora a lista das mulheres mais populares da internet.

E o Arabia ousou: lançou linha de sorvetes artesanais.

Corintianos notaram. A nova camisa do Flamengo é i-g-u-a-l-z-i-n-h- a à da marca Tabajara, do Casseta e Planeta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.