Devolvido a colecionador argentino tela de Mick Jagger de Warhol

Quadro havia sido roubado do colecionador argentino Julio Giardulli em 2005 e foi achado nos Estados Unidos

Efe

19 de março de 2011 | 19h28

 

Uma tela de Mick Jagger feita por Andy Warhol e que havia sido roubada em 2005 de um colecionador argentino foi recuperada pela Interpol (Polícia internacional) e devolvida ao seu dono, informou a imprensa argentina.

 

A obra, avaliada em 50 mil dólares, faz parte de uma edição de 250 serigrafias feitas em 1975 por Warhol com o rosto do cantor dos Rolling Stones e foi achada nos Estados Unidos.

 

A tela havia sido roubada do colecionador argentino Julio Giardulli em 2005 e dois anos mais tarde foi comprada por somente 4 mil dólares por um cidadão norte-americano em uma feira de antiguidades do bairro portenho de San Telmo.

 

"Os ladrões a haviam vendido sem saber que realmente era uma peça de grande valor. Caiu em mãos de um comerciantes que a pôs a venda em San Telmo. Aí foi comprado pela pessoa que o tinha atualmente", disseram fontes oficiais citadas pelo jornal Clarín.

 

Em 2008, a Interpol Argentina solicitou o apoio da Homeland Security Investigations (HSI), uma agência governamental norte-americana que investiga o roubo de obras de arte e antiguidades, para rastrear o quadro e recuperá-lo.

 

Agentes dessa divisão localizaram a obra em uma residência em Phoenix, Arizona (EUA), e chegou às mãos do dono na última quarta-feira, 16.

Tudo o que sabemos sobre:
Mick JaggerAndy Warhol

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.