Despedida de Gable e Marilyn

Dr. Dolittle 3

UBIRATAN BRASIL, O Estado de S.Paulo

21 de maio de 2012 | 03h08

16H15 NA GLOBO

(Dr. Dolittle 3). EUA, 2006. Direção de Rich Thorne, com Kyla Pratt, Kristen Wilson, John Amos, Walker Howard, Luciana Carro, Tommy Snider.

Menina sonha em ser uma adolescente normal, mas herdou de seu pai o dom de falar com os animais. Sem Eddie Murphy, que pulou fora da série, esta terceira parte se sustenta com os animais falantes. Reprise, colorido, 94 min.

Noivas em Guerra

22H20 NA GLOBO

(Bride Wars). EUA, 2009. Direção de Sigma, com Kate Hudson, Anne

Hathaway, Kristen Johnston, Bryan Greenberg, Chris Pratt, Steve Howey.

Quando crianças, duas amigas planejam em detalhes como seriam seus casamentos. Um deles é importante: que a cerimônia ocorra no Hotel Plaza, local das festas mais badaladas de Nova York. Agora, aos 26 anos, elas estão prestes a se casar. Mas um erro na marcação das datas faz com que elas coincidam, o que gera uma disputa entre as, agora, ex-amigas por quem fará a cerimônia no local sonhado. Comédia inofensiva, mas gostosa de ver. Inédito, colorido, 89 min.

Morada da Ilusão: A Vida e

a Arte de Chang Dai-chien

0H10 NA CULTURA

(Abode of Illusion: The Life and Art of Chang Daí-chien). EUA, 1993. Direção de Richard Gordon e Carma Hinton.

Documentário sobre Chang Dai-chien (1899-1983), considerado por muitos o Picasso da China. Artista prolífico, produziu mais de 30 mil pinturas originais durante sua vida, além de um número desconhecido de falsificações. O filme mostra como a arte de Chang Dai-chien - falsa e genuína - ilustra as diferenças essenciais entre a abordagem da arte ocidental e da chinesa, e como originalidade e tradição, abstração e representação são interpretadas e apreciadas por várias culturas. Inédito, colorido, 60 min.

Sonhos Roubados

2H10 NA GLOBO

Brasil, 2009. Direção de Sandra

Werneck, com Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo,

Daniel Dantas, Angelo Antonio.

Jéssica, Daiane e Sabrina são adolescentes e moram em uma comunidade carioca. Elas eventualmente se prostituem, a fim de conseguir dinheiro para satisfazer seus sonhos de consumo. Mas, mesmo com os problemas do dia a dia, elas tentam se divertir e sonhar com um mundo melhor. O filme é esquemático, às vezes parece até ingênuo, mas as atrizes são tão boas que o espectador permanece ligado na história. Reprise, colorido, 85 min.

TV PAGA

Os Desajustados

15H20 NO TCM

(The Misfits). EUA, 1961. Direção

de John Huston, com Clark Gable,

Marilyn Monroe, Eli Wallach.

O filme acabou sendo o último trabalho de Clark Gable e Marilyn Monroe. Ele morreu um pouco depois e ela ainda começou um novo filme, Something's Got to Give, de George Cukor, mas não terminou - morreu em 1962, aparentemente por uma dose maciça de nembutal. A obra dirigida por John Huston, em 1960, ficou marcada, assim, como sua última participação no cinema. O roteiro foi escrito pelo dramaturgo Arthur Miller, então marido de Marilyn. O que poderia ser um facilitador, porém, terminou em tensão e o casal acabou se separando, após inúmeras discussões. O filme conta história de uma recém-divorciada que busca companhia o mais rápido possível. Logo conhece Gay Langland, caubói vivido por Gable, que está sempre em companhia de Guido (Eli Wallach). Os dois são sócios e caçam cavalos selvagens. A trama é enriquecida com a chegada de um aviador, vivido por Montgomery Clift, cuja melancolia impressionou Marilyn ("A única pessoa conhecida que me pareceu mais infeliz do que eu", dizia ela). Um olhar triste, um dos últimos da atriz, marca um fim premonitório. Reprise, preto e branco, 124 min.

O Escritor Fantasma

15H55 NO TELECINE PIPOCA

(The Ghost Writer). Alemanha/EUA, 2010. Direção de Roman Polanski, com Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Tom Wilkinson.

Roman Polanski estava detido pelas autoridades suíças em 2009 quando dava os últimos retoques no filme O Escritor Fantasma. Ewan McGregor vive o chamado ghost writer, aquele autor que aceita ficar à sombra. Ele assumiu o trabalho de um colega que misteriosamente se suicidou. Adam Lang, o político que contrata o serviço, tem o mesmo perfil do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. Ambos participaram da ameaça de uma guerra mundial, motivada por conflitos de interesses de poderosos grupos econômicos. E os dois também se submetem à vontade do governo americano. O escritor acaba descobrindo fraudes que não podem ser denunciadas - e paga seriamente por isso. Reprise, colorido, 128 min.

Homens e Deuses

22 H NO MAX

(Des Hommes et des Dieux). França, 2010. Direção de Xavier Beauvois,

com Lambert Wilson, Michael

Lonsdale e Olivier Rabourdin.

Um grupo de monges franceses vive em um mosteiro localizado no alto de uma montanha na Argélia. Liderados por Christian, eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local, até que começam a receber ameaças. O Exército oferece proteção, mas os monges a recusam. Preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade às suas vidas independente do que pode acontecer com eles. Narrativa com forte característica psicológica, o que evidencia a qualidade de interpretação do elenco, basicamente masculino. Representou a França no Oscar do ano passado, mas nem chegou a ser um dos finalistas. Reprise, colorido, 112 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.