Efe
Efe

Desenho raro de Michelangelo será leiloado pela Christie's

A obra é uma das 24 lâminas relacionadas ao afresco 'A Batalha de Cascina'

Efe,

31 de maio de 2011 | 18h15

LONDRES - A casa de leilão Christie's oferecerá ao melhor lance um excepcional e raro desenho do pintor e escultor renascentista Michelangelo Buonarroti em um leilão que será realizado no dia 5 de julho em Londres sobre "Velhos Professores e Pinturas Britânicas".

Criado em um momento importante na carreira do artista, a obra em questão é uma das 24 lâminas relacionadas à encomenda de realizar o afresco A Batalha de Cascina e a última que permanece em propriedade particular.

Essa encomenda, inconclusa, obrigou Michelangelo a competir de forma direta com seu grande rival Leonardo da Vinci, encarregado de pintar "A Batalha de Cascina" na parede em frente à recém construída sala do Grande Conselho no Palazzo della Signoria, em Florença.

A lâmina mostra um tronco do corpo humano masculino e foi exposta ao público apenas uma vez, na exposição sobre desenhos do artista realizada em Viena, no ano passado. A Christie's estima que a obra seja vendida por um valor entre US$ 4,8 milhões e US$ 8,2 milhões.

O diretor e responsável internacional pelo leilão da Christie's, Benjamin Peronnet, afirmou que o trabalho "está relacionado a um dos pontos altos do Renascimento: as encomendas para a Sala do Grande Conselho" em Florença.

Segundo Peronnet, a obra "oferece um vínculo excepcionalmente raro e direto com uma das maiores obras-primas do Ocidente que jamais existiram, e nos permite adentrar na mente de um gênio no auge de suas capacidades, quando estampava livremente seus pensamentos sobre o papel", acrescentou.

"É um prazer oferecer este trabalho em um leilão pela primeira vez, e poder mostrar um desenho raramente visto de Michelangelo ao público de Hong Kong, Nova York e Londres", apontou em comunicado emitido na capital britânica.

A lâmina data provavelmente dos finais do ano 1504, pouco depois de o artista começar a se concentrar nos trabalhos para finalizar a encomenda de "A Batalha de Cascina". EFE

Tudo o que sabemos sobre:
obra de artedesenhoartista

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.