Desenho de Rafael vai a leilão por entre US$ 16 mi e US$ 24 mi

Um desenho importante do artista renascentista italiano Rafael será colocado à venda em dezembro com um preço estimado entre 10 e 15 milhões de libras (16 e 24 milhões de dólares), anunciou a casa de leilões Sotheby's nesta terça-feira.

ALESSANDRA E RIZZO, Reuters

04 de setembro de 2012 | 14h46

A obra "Cabeça de um Apóstolo", do século 16, é um estudo para a última pintura de Rafael, chamada "Transfiguração", em exposição no Museu Vaticano, em Roma. Medindo cerca de 38 centímetros por 28 centímetros, o desenho foi feito em giz preto.

Apenas outros dois desenhos de Rafael do mesmo calibre foram leiloados nos últimos 50 anos, informou a Sotheby´s. Em 2009, o giz preto de Rafael "Cabeça de uma Musa" foi vendido por 29,2 milhões de libras na Christie's, de Londres.

Atualmente parte da Devonshire Collection, em Chatsworth, "Cabeça de um Apóstolo" é um dos grandes desenhos de Rafael que permanecem em mãos privadas, informou a Sotheby´s. Agora ela está em exposição no Museu do Prado, em Madri, como parte de uma mostra das obras tardias de Rafael.

Serão leiloados ainda no dia 5 de dezembro em Londres dois manuscritos decorados datados da Idade Média, também da Devonshire Collection. (Texto de Alessandra Rizzo)

Tudo o que sabemos sobre:
ARTERAFAELDESENHO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.