Deepak Chopra abre hoje Festa Literária de Pernambuco

Best-seller indiano e autor de clássicos da literatura de autoajuda como "A Cura Quântica" e "As Sete Leis Espirituais do Sucesso", Deepak Chopra abre a 7.ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) hoje à noite, em Olinda.

AE, Agência Estado

11 de novembro de 2011 | 09h51

Esta é a primeira das várias mesas que discutirão, até terça-feira, as relações entre o Ocidente e o Oriente. Do lado político, destacam-se o cineasta Tariq Ali (Paquistão) e os jornalistas Joumana Haddad (Líbano) e Abdel Bari Atwan (Palestina).

Para falar dessa relação, mas do ponto de vista literário, foram convidados o caribenho Derek Walcott, prêmio Nobel de Literatura, o português Gonçalo M. Tavares e os brasileiros Fernando Morais e Mamede Jarouche, entre tantos outros.

Gilberto Freyre é o homenageado deste ano e sua produção será lembrada em pelo menos 8 das 20 sessões de debates e ainda em exposição organizada pela Fundação Gilberto Freyre com curadoria de Mary Del Priori. A ideia é mostrar o pensamento do escritor sobre a formação oriental do Brasil.

Os restaurantes do Centro Histórico de Olinda aderiram à homenagem e criaram cardápio especial baseado em sua obra.

Desta vez, a organização decidiu incluir os adolescentes na programação, e oficinas de criação literária ministradas por Gonçalo M. Tavares e Zeca Fonseca estão garantidas. Tanto a Fliporto Nova Geração quanto a Fliporto Criança celebram Malba Tahan.

Realizada por cinco anos em Porto de Galinhas, a Fliporto mudou de endereço no ano passado e não pretende mais sair de Olinda. "Esse deslocamento ampliou o público de 15 mil para algo em torno de 80 e 110 mil", contou Antônio Campos, curador-geral da festa pernambucana. Os visitantes vêm, em sua maioria, da região metropolitana do Recife, mas o curador estima que pelo menos 10% deles sejam turistas. Afinal, é feriado prolongado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
literaturafeiraFliporto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.