Da carteira para as estantes

Da carteira para as estantes

NOVA YORK

, O Estado de S.Paulo

03 de abril de 2010 | 00h00

Assim como um seminário de Philip Roth em Iowa ou a orientação de Joyce Carol Oates em Princeton não dão conta de produzir, por si sós, arte literária, é notável a quantidade de escritores consagrados que foram produto dos cursos de Escrita Criativa nos Estados Unidos. Há quem argumente que os cursos mais prestigiados são tão seletivos que simplesmente cultivam talentos prontos para florescer em boa companhia. A seguir, uma seleção de graduados desses cursos:

Flannery O"Connor. (Sangue Sábio, Arx). Romancista e contista do Sul, morta prematuramente aos 39 anos, em 1964, encontrou no então diretor do Iowa Writers" Workshop, Paul Engle, estímulo para completar o primeiro de seus dois romances, Wise Blood.

John Irving. (O Mundo Segundo Garp, Record). O novelista estudou com o autor americano Kurt Vonnegut em Iowa, para onde voltou como professor visitante.

Tobias Wolff. (A Noite em Questão, Rocco). O escritor norte-americano fez o curso na Stanford University, instituição onde hoje é professor.

T. Coraghessan Boyle. (América, Companhia das Letras). Foi aluno de John Irving e John Cheever em Iowa. Ensina escrita criativa na University of Southern California.

Richard Ford. (Independência, Record). Estudou com E.L. Doctorow na University of California, em Irvine. Ensina escrita criativa no Trinity College de Dublin, na Irlanda.

Michael Chabon. (A Solução Final, Companhia das Letras). Seguiu o curso da University of California, Irvine.

Michael Cunningham. (As Horas, Companhia das Letras). O autor do romance baseado em Virginia Woolf, e levado ao cinema em 2002, fez o curso do Iowa Writers" Workshop e atualmente ensina escrita criativa no Brooklyn College, em Nova York.

Denis Johnson. (Árvore de Fumaça, Companhia das Letras). Estudou no Iowa Writers" Workshop. Deu aula de escrita criativa na Texas State University, em San Marcos, de 2006 a 2007

Edwidge Danticat. (Adeus, Haiti, Editora Agir). Formou-se na Brown University, em Rhode Island. / L.G.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.