Marcio Fernandes/AE
Marcio Fernandes/AE

Crítico Antonio Candido é homenageado em São Paulo

Ele é o patrono da 7ª Flipoços, marcada para o período de 28 de abril e 6 de maio no Sul de Minas

Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S.Paulo

06 de março de 2012 | 19h18

"Não sei se devo fingir uma agradável surpresa", brincou o crítico literário Antonio Candido ao ganhar, da organização da Flipoços, na tarde desta terça-feira, 06, uma placa em sua homenagem. Patrono da festa literária que será realizada em Poços de Caldas entre os dias 28 de abril e 6 de maio, Candido, 93 anos, já tinha recebido a tal placa em outubro, quando começou a ser gravado, em sua casa, o documentário que será exibido na abertura do evento. Isso porque ele tem evitado viagens longas e teve de recusar o convite para voltar à cidade onde passou a infância e adolescência. Como ir à sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, seria mais tranquilo, a organizadora Gisele Corrêa Ferreira resolveu repetir publicamente a homenagem. "Ganhei duas vezes", disse o crítico bem-humorado.

Em sua 7ª edição, a Flipoços espera receber, no Espaço Cultural Urca, 80 mil visitantes durante o evento - o dobro do ano passado. Uma diversificada programação, com debates relacionando a literatura com temas como quadrinhos, humor, espiritualidade, jornalismo, gastronomia, negócios e sexualidade, por exemplo, é a arma para atrair mais pessoas.

Entre os autores que já confirmaram presença estão Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Reinaldo Moraes, Veronica Stigger, Caco Galhardo, Paulo Caruso, Fernando Gabeira e Guilherme Fiuza. Uma novidade é que pela primeira vez o evento recebe uma escritora estrangeira. A holandesa Franca Treur vem ao Brasil para lançar o romance Confetes na Eira (Livros de Safra).

Tudo o que sabemos sobre:
FlipoçosAntonio Candidoliteratura

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.