Criadores de 'South Park' criam musical sobre mórmons

Peça relata vida de Joseph Smith (1805-1844), fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

EFE,

14 de abril de 2010 | 16h44

Trey Parker e Matt Stone, criadores da série de animação "South Park", estrearão no ano que vem um musical na Broadway no qual contarão a história de Joseph Smith, fundador da igreja dos mórmons, informou nesta quarta, 14, a imprensa local.

 

Os autores dessa série politicamente incorreta, que hoje chega ao capítulo de número 200 na televisão americana, anunciaram que o musical denominado "O Livro de Mórmon" chegará aos palcos nova-iorquinos em março de 2011 pelas mãos de Robert López, um dos criadores do musical de marionetes "Avenue Q".

 

A peça relatará a vida de Joseph Smith (1805-1844), fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - conhecida popularmente como Igreja Mórmon. Ela será baseada em suas experiências místicas com o aparecimento do anjo Morôni, contadas no Livro de Mórmon, muito parecido ao Antigo Testamento.

 

No entanto, o musical misturará essa história com as peripécias de dois jovens missionários mórmons que são enviados a uma zona perigosa de Uganda. Trata-se de um novo exemplo do gosto dos autores em satirizar qualquer forma organizada de religião, desde o Catolicismo à Cientologia, como demonstram em "South Park".

 

A obra contará com "uma mistura repleta de afirmações politicamente incorretas", assinala o diário "New York Post", no qual Parker e Stone contam que ambos cresceram "rodeados de mórmons" e que jamais conheceram um membro dessa igreja que não os agradasse.

 

"São pessoas muito agradáveis, como personagens de filmes da Disney", assegura Parker, que se mostrou satisfeito de poder contar no projeto com a ajuda de Robert López, outra pessoa "fascinada" pelos mórmons.

 

Os criadores do musical esperam que a peça conte com uma boa dose de crítica e de emoção. Para Stone, eles aprenderam que "se um trabalho é cínico pelo simples fato de sê-lo, não chegará a lugar algum".

Mais conteúdo sobre:
'South Park'

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.