PUBLICIDADE

Coronavírus na cultura: veja shows, filmes, exposições, lançamento de livros e festivais adiados

Lollapalooza Argentina e Chile já foram adiados, bem como a estreia de 'Velozes e Furiosos 9' e 'Um Lugar Silencioso - Parte II'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O surto do novo coronavírus tem causado um terremoto na indústria do entretenimento ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente: shows foram adiados ou cancelados, filmes tiveram suas datas de estreia alteradas e museus também mudaram sua programação.

Veja abaixo uma lista dos eventos alterados e locais com programação suspensa por conta da epidemia de Covid-19:

Festivais

No Brasil

  • Festival de Curitiba

A produção do Festival de Curitiba informou, nesta quinta, 12, que vai adiar a programação de sua mostra para evitar a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus. A 29ª edição seria realizada de 24 de março a 5 de abril. O evento será reagendado entre os dias 1º e 13 de setembro de 2020. 

  • Festival Música em Trancoso

Publicidade

O Mozarteum Brasileiro informa que decidiu cancelar a realização de todas as atividades da 9ª edição do Festival Música em Trancoso, em função da pandemia do Covid 19

  • SP-Arte

A 16.ª edição da SP-Arte, a maior feira de arte do Brasil, será suspensa por conta do surto do novo coronavírus.

No exterior

  • Lollapalooza Argentina e Chile

Devido à pandemia de coronavírus e seguindo o que foi decidido pela Argentina nesta quinta, 12, o Chile também decidiu adiar sua edição 2020 do festival Lollapalooza, que seria realiado dias 25, 27 e 29 de março, em Santiago. Organização informa que está procurando nova data para a realização do festival, no segundo semestre. 

  • Coachella (Califórnia, EUA)

Publicidade

O Coachella Valley Music and Arts Festival anunciou nesta terça-feira, 10, que o evento foi adiado para outubro de 2020 por conta do surto do novo coronavírus.

  • SXSW (Texas, EUA)

O festival de música, cinema e tecnologia South by Southwest (SXSW), realizado tradicionalmente na cidade de Austin, Texas, nos Estados Unidos, teve sua edição de 2020 cancelada por conta do coronavírus.

  • Bienal de Arquitetura de Veneza

A Bienal de Arquitetura de Veneza, considerado o maior evento mundial do setor e que estava prevista para maio, será adiada para agosto.

Shows

No Brasil

Publicidade

  • Maria Bethânia

A cantora Maria Bethânia decidiu cancelar o show que faria em São Paulo neste sábado, 14.

  • Backstreet Boys

Show da boy band Backstreet Boys, que aconteceria no Allianz Parque, no domingo, 15, foi adiado

  • Elza Soares

A cantora Elza Soares cancelou a apresentação que faria na Casa Natura Musical, em São Paulo, neste sábado, 14.

  • Mos Def

Publicidade

Em meio a diversos cancelamentos ou adiamentos de shows e festivais, o rapper americano yasiin bey (conhecido anteriormente como Mos Def) cancelou sua participação no Nublu Festival, em São Paulo, na sexta-feira, 13.

  • Lindsey Stirling

A americana Lindsey Stirling comunicou o cancelamento de seu show em São Paulo, no UnimedHall, que aconteceria no dia 19 de março.

  • The Offspring e Pennywise

As bandas, que fariam show na Audio, em São Paulo, no dia 22 de março, anunciaram o adiamento das apresentações por tempo indeterminado.

No exterior

  • Guns N' Roses

Publicidade

A banda americana Guns N' Roses cancelou o show que faria na Costa Rica na próxima quarta-feira, 18, por causa do coronavírus. Segundo a banda, a decisão foi tomada por orientação das autoridades locais.

  • The Who no Reino Unido

A banda britânica de rock The Who cancelou uma turnê que faria pelo Reino Unido devido à pandemia de coronavírus, apenas quatro dias antes de subir ao palco em Manchester.

  • Pearl Jam nos EUA

O Pearl Jam publicou em suas redes sociais uma nota dizendo que vai adiar a primeira perna da turnê de lançamento do novo disco Gigaton. O comunicado cita os problemas com o coronavírus vividos em Seattle e a preocupação com os fãs para justificar a decisão.

  • BTS na Coreia do Sul

O BTS cancelou quatro shows que faria em abril em um estádio de Seul, capital de seu país de origem, por causa do avanço do coronavírus.

Publicidade

Filmes e cinema

  • Velozes e Furiosos 9

A Universal empurrou em quase um ano o lançamento de Velozes e Furiosos 9: de maio de 2020 para abril de 2021.

  • Um Lugar Silencioso – Parte II

A Paramount Pictures mudou a data de estreia do filme de John Krasinski no mundo todo.

  • A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais

A Galeria Distribuidora e a Santa Rita Filmes decidiram suspender a estreia dos filmes sobre o caso de Suzane von Richtofen. 

Publicidade

  • 007 - Sem Tempo Para Morrer

A estreia do próximo filme da saga de James Bond, 007 - Sem Tempo para Morrer foi adiada de abril para novembro.

  • Trolls 2 

Em respeito aos fãs, a Universal Pictures anuncia que Trolls 2 (Trolls World Tour) não será mais lançado em 9 de abril. Uma nova data de lançamento será anunciada em breve pelo estúdio.

  • Três Verões

A Vitrine filmes anunciou o adiamento do lançamento do filme de Sandra Kogut, estrelado por Regina Casé.

Teatro

Publicidade

  • Broadway, Nova York (EUA)

A Broadway League, em Nova York, anunciou nesta quinta-feira, 12, a suspensão imediata de todas as aprensetações no que se considera a Meca do teatro mundial, como medida de contenção do novo coronavírus. As apresentações serão retomadas, a princípio, no dia 13 de abril de 2020.

Homem com máscara protetora caminha na Broadway, em Nova York, nesta quinta, 12 Foto: REUTERS/Mike Segar

  • Teatro Unimed (Brasil)

Estão suspensas, temporariamente, as sessões do espetáculo São Paulo. A devolução do valor pago pelos ingressos será realizada pelos canais de compra utilizados e, assim que possível, será comunicada nova data de estreia.

  • Cultura Artística

Todas as atividades, incluindo as apresentações da Temporada de Concertos e da Série de Violão, foram suspensas pelo teatro Cultura Artística.

Eventos literários

  • Feira Literária de Bolonha

Depois de ser adiada pela organização, a feira de literatura infantil e juvenil de Bolonha – a principal do mundo – acaba de ser cancelada, por causa do avanço do coronavírus na Itália. 

  • Primavera Literária Brasileira

A Primavera Literária Brasileira, que promove encontros entre escritores brasileiros e alunos de português de escolas e universidades estrangeiras, acaba de cancelar a edição que seria realizada nos Estados Unidos em abril e a que seria promovida em junho na Alemanha, por causa do coronavírus. 

  • Feira do Livro de Londres

Os organizadores da Feira do Livro de Londres anunciaram que o evento programado para os dias 10, 11 e 12 de março foi cancelado para evitar a disseminação do coronavírus.

  • Salão do Livro de Paris

O Salão do Livro de Paris, principal feira do gênero na França e realizado anualmente na capital do país, foi cancelado devido às medidas adotadas pelo governo francês

Museus

  • Masp

O Masp decidiu manter suas portas abertas, mas anunciou, neste sábado, 14, uma série de restrições em suas atividades, incluindo palestras, oficinas e cursos, além de reduzir o número de visitantes admitidos. 

  • CCBB

O CCBB, que atualmente recebe a grande exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, com obras vindas do Museu Egípcio de Turim, decidiu suspender todas as suas atividades.

  • Centro Cultural Fiesp

O Centro Cultural Fiesp informa que suspenderá todas as suas atividades por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 13 de março, como uma medida de precaução, tendo em vista o aumento de casos do Coronavírus no país.

  • Instituto de Arte Contemporânea (IAC)

O IAC comunicou o adiamento da abertura de sua nova sede em São Paulo, que seria realizada no dia 14 de março. A nova data ainda não foi anunciada.

  • FAMA Museu

A abertura da exposição Tarsila: estudos e anotações, marcada para este sábado, 14, no FAMA Museu, em Itu, no interior paulista, foi adiada em função do coronavírus. A nova data para abertura da mostra será decidida nos próximos dias, com base nas orientações das autoridades de saúde. 

  • Exposição de Federico Fellini

O evento de inauguração da exposição “O Centenário Fellini no mundo”, que ocorreria no dia 19 de março, foi desmarcado. Entretanto, a exposição está mantida e sua visitação vai de 20 de março a 01 de maio no espaço expositivo do Banco do Brasil, na Avenida Paulista. Com fotos, desenhos, documentos e figurinos originais de seus filmes, a exposição, que tem os italianos Alessandro Nicosia e Vincenzo Mollica como os principais curadores, contará a história de Fellini oferecendo um panorama de toda a sua produção artística. 

  • Exposição sobre resistência ao nazismo

A abertura da exposição “Até o Último Suspiro” prevista para este domingo, dia 15, no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, foi suspensa.

  • IMS - Instituto Moreira Sales

O IMS receberia a chilena Paz Errázuriz para a abertura da exposição dedicada à obra dela, mas a fotógrafa cancelou a viagem ao Brasil. A mostra será aberta ao público na terça, 17, conforme previsto, porém, sem evento de abertura. As atividades regulares nas três setes do IMS estão mantidas. O Festival serrote, no IMS Paulista, está mantido, com apenas uma alteração: a mesa Contra a intolerância religiosa, com Henrique Vieira e Luiz Antonio Simas, prevista para sábado (14), às 15h, foi cancelada. O restante da programação permanece confirmada. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook.

  • WME Conference 2020

O WME, em respeito ao público, à saúde das artistas e demais profissionais, decidiu adiar a WME Conference 2020, que aconteceria nos dias 27, 28 e 29 de março, no CCSP, em São Paulo. Novas datas devem ser divulgadas posteriormente. Ao público que já havia comprado ingressos através da plataforma Sympla, os bilhetes continuam valendo para depois.

  • Seminário no Sesc Pinheiros

O Sesc Pinheiros suspendeu o Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura - Por uma Educação Transformadora e todas as atividades relacionadas ao evento, que estava previsto para os dias 17 a 19 de março. Uma delas seria o lançamento da série Paulo Freire, Um Homem do Mundo. 

  • Lançamento de livro

o Instituto Vladimir Herzog tomou a decisão de adiar o lançamento do livro "Heroínas desta História" que estava marcado para a próxima terça, 17, na Unibes Cultural.

  • Premiações Culturais

A organização da 7ª Edição dos Prêmios Platino XCaret anuncia a suspensão da cerimônia, porém, o processo de votação online continuará normalmente. A data da divulgação dos ganhadores será determinada oportunamente. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.