12 de março de 2020 | 19h28
O surto do novo coronavírus tem causado um terremoto na indústria do entretenimento ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente: shows foram adiados ou cancelados, filmes tiveram suas datas de estreia alteradas e museus também mudaram sua programação.
Veja abaixo uma lista dos eventos alterados e locais com programação suspensa por conta da epidemia de Covid-19:
A produção do Festival de Curitiba informou, nesta quinta, 12, que vai adiar a programação de sua mostra para evitar a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus. A 29ª edição seria realizada de 24 de março a 5 de abril. O evento será reagendado entre os dias 1º e 13 de setembro de 2020.
O Mozarteum Brasileiro informa que decidiu cancelar a realização de todas as atividades da 9ª edição do Festival Música em Trancoso, em função da pandemia do Covid 19
A 16.ª edição da SP-Arte, a maior feira de arte do Brasil, será suspensa por conta do surto do novo coronavírus.
Devido à pandemia de coronavírus e seguindo o que foi decidido pela Argentina nesta quinta, 12, o Chile também decidiu adiar sua edição 2020 do festival Lollapalooza, que seria realiado dias 25, 27 e 29 de março, em Santiago. Organização informa que está procurando nova data para a realização do festival, no segundo semestre.
O Coachella Valley Music and Arts Festival anunciou nesta terça-feira, 10, que o evento foi adiado para outubro de 2020 por conta do surto do novo coronavírus.
O festival de música, cinema e tecnologia South by Southwest (SXSW), realizado tradicionalmente na cidade de Austin, Texas, nos Estados Unidos, teve sua edição de 2020 cancelada por conta do coronavírus.
A Bienal de Arquitetura de Veneza, considerado o maior evento mundial do setor e que estava prevista para maio, será adiada para agosto.
A cantora Maria Bethânia decidiu cancelar o show que faria em São Paulo neste sábado, 14.
Show da boy band Backstreet Boys, que aconteceria no Allianz Parque, no domingo, 15, foi adiado
A cantora Elza Soares cancelou a apresentação que faria na Casa Natura Musical, em São Paulo, neste sábado, 14.
Em meio a diversos cancelamentos ou adiamentos de shows e festivais, o rapper americano yasiin bey (conhecido anteriormente como Mos Def) cancelou sua participação no Nublu Festival, em São Paulo, na sexta-feira, 13.
A americana Lindsey Stirling comunicou o cancelamento de seu show em São Paulo, no UnimedHall, que aconteceria no dia 19 de março.
As bandas, que fariam show na Audio, em São Paulo, no dia 22 de março, anunciaram o adiamento das apresentações por tempo indeterminado.
A banda americana Guns N' Roses cancelou o show que faria na Costa Rica na próxima quarta-feira, 18, por causa do coronavírus. Segundo a banda, a decisão foi tomada por orientação das autoridades locais.
A banda britânica de rock The Who cancelou uma turnê que faria pelo Reino Unido devido à pandemia de coronavírus, apenas quatro dias antes de subir ao palco em Manchester.
O Pearl Jam publicou em suas redes sociais uma nota dizendo que vai adiar a primeira perna da turnê de lançamento do novo disco Gigaton. O comunicado cita os problemas com o coronavírus vividos em Seattle e a preocupação com os fãs para justificar a decisão.
O BTS cancelou quatro shows que faria em abril em um estádio de Seul, capital de seu país de origem, por causa do avanço do coronavírus.
A Universal empurrou em quase um ano o lançamento de Velozes e Furiosos 9: de maio de 2020 para abril de 2021.
A Paramount Pictures mudou a data de estreia do filme de John Krasinski no mundo todo.
A Galeria Distribuidora e a Santa Rita Filmes decidiram suspender a estreia dos filmes sobre o caso de Suzane von Richtofen.
A estreia do próximo filme da saga de James Bond, 007 - Sem Tempo para Morrer foi adiada de abril para novembro.
Em respeito aos fãs, a Universal Pictures anuncia que Trolls 2 (Trolls World Tour) não será mais lançado em 9 de abril. Uma nova data de lançamento será anunciada em breve pelo estúdio.
A Vitrine filmes anunciou o adiamento do lançamento do filme de Sandra Kogut, estrelado por Regina Casé.
A Broadway League, em Nova York, anunciou nesta quinta-feira, 12, a suspensão imediata de todas as aprensetações no que se considera a Meca do teatro mundial, como medida de contenção do novo coronavírus. As apresentações serão retomadas, a princípio, no dia 13 de abril de 2020.
Estão suspensas, temporariamente, as sessões do espetáculo São Paulo. A devolução do valor pago pelos ingressos será realizada pelos canais de compra utilizados e, assim que possível, será comunicada nova data de estreia.
Todas as atividades, incluindo as apresentações da Temporada de Concertos e da Série de Violão, foram suspensas pelo teatro Cultura Artística.
Depois de ser adiada pela organização, a feira de literatura infantil e juvenil de Bolonha – a principal do mundo – acaba de ser cancelada, por causa do avanço do coronavírus na Itália.
A Primavera Literária Brasileira, que promove encontros entre escritores brasileiros e alunos de português de escolas e universidades estrangeiras, acaba de cancelar a edição que seria realizada nos Estados Unidos em abril e a que seria promovida em junho na Alemanha, por causa do coronavírus.
Os organizadores da Feira do Livro de Londres anunciaram que o evento programado para os dias 10, 11 e 12 de março foi cancelado para evitar a disseminação do coronavírus.
O Salão do Livro de Paris, principal feira do gênero na França e realizado anualmente na capital do país, foi cancelado devido às medidas adotadas pelo governo francês
O Masp decidiu manter suas portas abertas, mas anunciou, neste sábado, 14, uma série de restrições em suas atividades, incluindo palestras, oficinas e cursos, além de reduzir o número de visitantes admitidos.
O CCBB, que atualmente recebe a grande exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, com obras vindas do Museu Egípcio de Turim, decidiu suspender todas as suas atividades.
O Centro Cultural Fiesp informa que suspenderá todas as suas atividades por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 13 de março, como uma medida de precaução, tendo em vista o aumento de casos do Coronavírus no país.
O IAC comunicou o adiamento da abertura de sua nova sede em São Paulo, que seria realizada no dia 14 de março. A nova data ainda não foi anunciada.
A abertura da exposição Tarsila: estudos e anotações, marcada para este sábado, 14, no FAMA Museu, em Itu, no interior paulista, foi adiada em função do coronavírus. A nova data para abertura da mostra será decidida nos próximos dias, com base nas orientações das autoridades de saúde.
O evento de inauguração da exposição “O Centenário Fellini no mundo”, que ocorreria no dia 19 de março, foi desmarcado. Entretanto, a exposição está mantida e sua visitação vai de 20 de março a 01 de maio no espaço expositivo do Banco do Brasil, na Avenida Paulista. Com fotos, desenhos, documentos e figurinos originais de seus filmes, a exposição, que tem os italianos Alessandro Nicosia e Vincenzo Mollica como os principais curadores, contará a história de Fellini oferecendo um panorama de toda a sua produção artística.
A abertura da exposição “Até o Último Suspiro” prevista para este domingo, dia 15, no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, foi suspensa.
O IMS receberia a chilena Paz Errázuriz para a abertura da exposição dedicada à obra dela, mas a fotógrafa cancelou a viagem ao Brasil. A mostra será aberta ao público na terça, 17, conforme previsto, porém, sem evento de abertura. As atividades regulares nas três setes do IMS estão mantidas. O Festival serrote, no IMS Paulista, está mantido, com apenas uma alteração: a mesa Contra a intolerância religiosa, com Henrique Vieira e Luiz Antonio Simas, prevista para sábado (14), às 15h, foi cancelada. O restante da programação permanece confirmada. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook.
O WME, em respeito ao público, à saúde das artistas e demais profissionais, decidiu adiar a WME Conference 2020, que aconteceria nos dias 27, 28 e 29 de março, no CCSP, em São Paulo. Novas datas devem ser divulgadas posteriormente. Ao público que já havia comprado ingressos através da plataforma Sympla, os bilhetes continuam valendo para depois.
O Sesc Pinheiros suspendeu o Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura - Por uma Educação Transformadora e todas as atividades relacionadas ao evento, que estava previsto para os dias 17 a 19 de março. Uma delas seria o lançamento da série Paulo Freire, Um Homem do Mundo.
o Instituto Vladimir Herzog tomou a decisão de adiar o lançamento do livro "Heroínas desta História" que estava marcado para a próxima terça, 17, na Unibes Cultural.
A organização da 7ª Edição dos Prêmios Platino XCaret anuncia a suspensão da cerimônia, porém, o processo de votação online continuará normalmente. A data da divulgação dos ganhadores será determinada oportunamente.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.