Divulgação
Divulgação

Cordisburgo ganha portal para lembrar Guimarães Rosa

'Portal Grande Sertão' será instalado no domingo, na cidade natal do autor de 'Grande Sertão: Veredas'

23 de junho de 2010 | 17h56

estadão.com.br

 

SÃO PAULO - Entre Cordisburgo e Guimarães Rosa parece haver pouca diferença. É que a cidade natal de João Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas, incorporou de tal maneira a identidade do médico e escritor que fica difícil dissociar cidade e pessoa.

 

Essa espécie de simbiose será ainda mais sedimentada a partir do próximo domingo, 27, quando a cidade terá o seu Portal Grande Sertão, criado pelo artista Leo Santana, o mesmo que criou a escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade que fica na praia de Copacabana no Rio, além de obras sobre outros escritores mineiros instaladas em Belo Horizonte, entre eles, Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos (Biblioteca Estadual Luís de Bessa).

 

O pórtico de Cordisburgo, que fica a 113 km de Belo Horizonte, retrata o sertão, num projeto entre o governo de MG, a prefeitura da cidade e da associação de amigos do Museu Casa Guimarães Rosa. É feito com uma chapa de ferro onde se destacam a imagem em bronze do escritor e de vaqueiros em seus cavalos e também a de um cão, figuras frequentes no sertão e na obra de Rosa.

 

Portal Grande Sertão - Inauguração: 27/06/2010. Local: Praça Miguilim (Cordisburgo - MG). Horário: 16h

Tudo o que sabemos sobre:
Guimarães RosaCordisburgo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.