Conheça as principais mostras que vão tomar os museus em 2012

Exposições de artistas nacionais e internacionais, fotos, esculturas e graffiti estão entre as atrações

PUBLICIDADE

Por Jornal da Tarde
Atualização:

O calendário 2012 do Masp está repleto de grandes nomes italianos. No fim de janeiro, entra em cartaz Roma, a Vida e os Imperadores, que reúne objetos do Império Romano. Em abril, pinturas, esculturas, desenhos e documentos de Amedeo Modigliani (1884-1920), famoso pelas figuras alongadas, chegam ao museu. Uma expressiva coleção de Giorgio de Chirico (1888-1978) começa a ser exposta em maio. Também está prevista para junho uma exposição de obras do barroco Caravaggio (1571-1610).

PUBLICIDADE

Giacometti e mais na Pina

O ano da Pinacoteca abre em 25 de janeiro com o português Carlos Bunga, que trabalha o efêmero com materiais perecíveis como papelão e fita adesiva. Em março, retrospectiva do ítalo- suíço Alberto Giacometti (1901-1966), traz 80 esculturas, a maioria em bronze, e 30 pinturas. Em julho, Carlos Cruz-Diez: Cor no Tempo e Espaço apresenta o artista venezuelano.

Tarsila, Volpi e fotos no MAM

A programação 2012 do MAM (Museu de Arte Moderna) começa com a coleção Carlo Tamagni, que inclui obras de Tarsila do Amaral e Volpi , em 12 de janeiro. O fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans desembarca por aqui em março. Neste mês, o fotógrafo paulistano German Lorca também ganha mostra. Em junho, será aberta a retrospectiva do gravurista Oswaldo Goeldi. Os azulejos de Adriana Varejão estão no cronograma do segundo semestre.

Tomie foca na arte nacional

O MIS (Museu da Imagem e do Som) abre o calendário no dia 11 de janeiro, com a Sony World Photography Awards, mostra com as fotos vencedoras do Prêmio Internacional de Fotografia 2011. Ainda em janeiro, em parceria com o Consulado Geral da Polônia, serão expostos 84 cartazes do designer polonês Piotr Kunce. Em maio, as consagradas polaroides do pai da arte pop Andy Warhol (1928-1987) ganham destaque. O fotógrafo húngaro André Kertész e o brasileiro Cláudio Edinger terão o trabalho exposto ainda no primeiro semestre.

Publicidade

Mube aposta em graffiti

Em janeiro, o paulistano Paulo von Poser será tema da primeira mostra de 2012 do Mube (Museu Brasileiro da Escultura). O graffiti ganha espaço com a mostra da Flip em fevereiro, mês em que o museu recebe instalação de Eduardo Garcia. Em setembro, a II Bienal Internacional de Graffiti ocorre. Obras de Anna Paola Protásio, Robert Doisneau, Wolfgang Stiller, Jean-Jacques Sempé e Antonio Barrese também estão na programação do museu.

Angeli e anjo pornográfico

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Em fevereiro, o Itaú Cultural promove a mostra Rumos Artes Visuais, com 100 obras do projeto da casa. Em março, é a vez do cartunista Angeli ganhar ocupação. Em maio, será realizada mais uma edição da ‘Exposição Bienal Emoção Art.Ficial’, que reúne trabalhos que misturam arte e tecnologia. No segundo semestre, o ano do centenário do polêmico escritor Nelson Rodrigues (1912-1980) é comemorado com bela ocupação.

Polaroides de Warhol no MIS  

Esculturas e Índia no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil oferece até o dia 15 de janeiro a mostra dos irmãos Campana. O ano abre com URBE – Mostra de Arte Urbana, mostra com projeções e instalações. Em fevereiro, a Índia toma conta em mostra grandiosa com 380 obras, de roupas típicas e cartazes de filmes de Bollywood a ícones religiosos de templos e retratos de ícones como Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. Em maio, o artista londrino Antony Gormley, que trabalha a figura humana em suas esculturas, ganha retrospectiva.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.