Confirmado: Televisa detém opção de compra do SBT

O grupo mexicano Televisa confirmou nesta tarde à Agência Estado que detém a opção de compra de até 30% do SistemaBrasileiro de Televisão (SBT), mas ainda está estudando a aquisição de parte do segundo conglomerado de televisão do País. Em entrevista à Agência Estado, o diretor de Comunicação do Grupo Televisa, Manuel Compean, informou, por meio de seuporta-voz, que, depois de ter surgido essa oportunidade, a companhia vem analisando a possibilidade de entrar de vez aomercado brasileiro.Em entrevista exclusiva à revista Contigo", que chegou às bancas hoje, o apresentador de TV e dono do SBT,Silvio Santos, disse que está negociando a venda da emissora para o Grupo Televisa e para um grupo de empresáriosliderados por José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni. "Sim, efetivamente, temos a opção de compra de até 30%, de acordo com a leis vigentes no Brasil", disse o porta-voz, portelefone da Cidade do México. De acordo com o funcionário da empresa, a operação não foi fechada, e ainda pode levar algum tempo. "Até agora, não houve avanços significativos nesse sentido, mas o grupo continuará analisando a opçãode compra", acrescentou. Da mesma forma, explicou, o percentual de aquisição poderá variar até a conclusão dasnegociações.Indagado se existem prazos e a base de um montante para a concretização da operação, o porta-voz da empresa respondeuque o Grupo Televisa não daria mais declarações além das que já havia divulgado. O grupo mexicano acredita, no entanto,que a aquisição de parte do SBT será um bom negócio, já que a TV de Silvio Santos "tem cobertura de 98% da populaçãobrasileira e detém uma audiência de cerca de 25%". O grupo mexicano é um dos maiores conglomerados da área de comunicação no mundo de língua hispana e é líderinternacional em negócios de entretenimento. No ano passado, o Grupo Televisa faturou 21,56 bilhões de pesos (pouco maisde US$ 2 bilhões), obtendo um lucro de 737 milhões de pesos (US$ 70,6 milhões). A companhia detém 74% de audiência domercado mexicano por meio de suas quatro redes de TV. Esses canais faturaram, em 2002, 14 bilhões de pesos, ou US$ 1,35bilhão, mais da metade de toda a receita obtida pelo grupo naquele ano. O grupo consegue ainda abocanhar quase todo o mercado hispano dos Estados Unidos por meio da Univision, empresalíder em espanhol. O Grupo Televisa, que distribui sua programação na América Latina, Europa, Ásia e África, é proprietáriotambém da maior editora de revistas em espanhol do mundo, que atua em 18 países com mais de 50 títulos. Essaspublicações, por exemplo, foram responsáveis pelo faturamento de 1,34 bilhão de pesos (US$ 128 milhões) no ano passado. De acordo com o balanço de 2002, o Grupo Televisa é líder no setor de TV fechada no México por meio da Cablevision e daSky, duas das maiores empresas de TV a cabo e satélite no México. A receita desses dois canais em 2002, por exemplo,somaram 1,08 bilhão de pesos (US$ 103 milhões).

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.