07 de fevereiro de 2019 | 07h00
Com tantas atividades e passeios culturais para o fim de semana em São Paulo, o Caderno 2 selecionou as melhores dicas de exposições, filmes, livros e espetáculos para apreciar entre esta sexta, 8 e o domingo, 10, seja em casa ou na rua.
As opções incluem peças de teatro, como a montagem de O Jardim das Cerejeiras, último texto de Chekhov, pelo Grupo Tapa, e uma mostra de cinema restrospectiva da carreira de Martin Scorsese. Confira:
Mostra no CCBB com filmes de Martin Scorsese vai ter sessões gratuitas
Desde a última quarta-feira, 6, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo recebe a mostra de cinema Scorsese, com alguns dos maiores clássicos do cineasta norte-americano Martin Scorsese. Ao todo, 34 filmes do diretor foram selecionados, como os marcantes Taxi Driver (1976) e Os Infiltrados (2006).
Primeiras histórias em quadrinho do mundo são publicadas no Brasil
Obra do suíço Rodolphe Töpffer (1799-1846), pioneiro das histórias em quadrinhos modernas, ganha publicação pela editora Sesi-SP. Os traços finos e ágeis de Töpffer, que certamente influenciaram o estilo elegante de nomes clássicos como Saul Steinberg (1914-1999), Hergé (1907-1983) e Wilhelm Busch (1932-1908), além de ilustradores mais recentes como Jean-Jacques Sempé e Moebius, finalmente ganham uma edição à altura de seu status como pedra fundamental das histórias em quadrinhos modernas.
Jards Macalé vai à beira do abismo buscar a beleza de 'Besta Fera'
Álbum sombrio que quebra o jejum de 20 anos sem um disco inteiramente inédito é, segundo o próprio artista, um sinal dos tempos: "Trata-se de um disco de 2019". E a beira de Macalé é poderosa. Ela termina com 20 anos sem um álbum com músicas inéditas do início ao fim, o leva para os braços de um grupo de músicos uma geração mais jovem e bons em ver flores no deserto, ou talvez o contrário, e amarra canções cheias de uma beleza distópica já chamada por algum tempo de ‘anti-canção’ ou ‘estética da desconstrução’.
Grupo Tapa encena 'O Jardim das Cerejeiras', último texto de Chekhov, no Teatro Aliança Francesa
Há 20 anos, a companhia experimentava Ivanov, texto de estreia do autor russo. Encenada pela primeira vez em Moscou, em 1904, a peça foi a última escrita por ele, e demonstrava a maturidade atingida em sua escrita, conta o diretor Eduardo Tolentino, também responsável pela tradução dessa montagem. “Aqui, podemos dizer que é um autor que domina todas as suas técnicas.”
Kingdom reúne as conspirações da Dinastia Joseon com epidemia de zumbis
Em seis episódios, série mistura disputa pelo poder da monarquia com guerra zumbi em Coreia histórica.
A série Kingdom, disponível na Netflix, chega com seis episódios que aceleram o mundo desse gênero de um jeito capaz até de renovar a cara feia dos mortos-vivos. O estilo sul-coreano de representar zumbis não segue a linha dos caminhantes de muitas produções norte-americanas, que tomam as cidades à procura de carne fresca, sem tanta pressa. Um exemplo é Train to Busan (2016), filme eletrizante que retrata o surgimento de epidemia zumbi transportada nos trilhos de uma composição que sai de Seul para a segunda cidade mais populosa da Coreia do Sul.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.