Compositor Maurice Jarre morre aos 84 anos

O compositor Maurice Jarre, que capturou a grandiosidade do deserto em sua trilha para o filme "Lawrence da Arábia" e escreveu o famoso "Tema de Lara" do filme "Doutor Jivago", morreu aos 84 anos, em sua propriedade na Califórnia, onde viveu por décadas. A informação foi divulgada hoje por Bernard Miyet, amigo do compositor e líder da associação de músicos franceses Sacem. As causas da morte não foram divulgadas. "O mundo da música está de luto por uma de suas últimas grandes personalidades", disse Miyet. "Além de seu talento, Maurice Jarre cultivou o bom caráter, um forma de vida e uma simplicidade que se tornaram lendários".

AE-AP, Agencia Estado

30 Março 2009 | 16h22

Nascido em 1924 em Lyon, França, Jarre estudou música do Conservatório de Paris, tocando, inicialmente, tímpano. Ele iniciou sua carreira compondo para produções teatrais e trabalhou 12 anos como compositor permanente do Teatro Nacional Popular. Logo começou a compor trilhas para filmes e em 1961 trabalhou com o diretor de David Lean em "Lawrence da Arábia", pelo qual ganhou seu primeiro Oscar.

Jarre conquistou sua segunda estatueta por seu trabalho em outro filme de Lean, "Doutor Jivago", baseado no romance de Boris Pasternak. Uma das músicas do filme, "Tema de Lara" tornou-se um grande sucesso e deu a ele reconhecimento mundial. Jarre colaborou com Lean novamente em 1984 em "Passagem para a Índia", conquistando seu terceiro Oscar.

Jarre recebeu o título de oficial da Legião de Honra Francesa por sua contribuição à cultura. O presidente francês, Nicolas Sarkozy o aclamou como "um grande compositor que nos deixa como herança um generoso e majestoso trabalho". "Ao escolher trabalhar, acima de tudo para o cinema...Maurice Jarre ampliou o público da música sinfônica", disse Sarkozy em comunicado. "Ele mostrou a todos que a música é tão importante quanto imagens para a beleza e o sucesso de um filme".

Jarre casou-se quatro vezes. Ele deixa dois filhos, o roteirista Kevin e o famoso músico Jean-Michel Jarre, e também uma filha, Stefanie. Não foram divulgadas informações sobre o funeral do compositor.

Mais conteúdo sobre:
músicaMaurice Jarremorte

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.