PUBLICIDADE

Como rei Edward 8o cortejou amante antes de casar-se com Simpson

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Stefano Ambrogi

PUBLICIDADE

LONDRES (Reuters Life!) - Uma carta escrita pelo então futuro rei britânico Edward 8o a sua amante o mostra como romântico incurável, anos antes da decisão de casar-se com a divorciada Wallis Simpson que lhe custou o trono britânico.

A carta manuscrita enviada à socialite casada Freda Dudley Ward mostra que Edward estava perdidamente apaixonado, 17 anos antes de seu amor por Simpson mergulhar a monarquia britânica em crise.

A decisão de Edward de abdicar ao trono para casar-se com Wallis Simpson levou ao trono seu irmão gago "Bertie", o futuro rei George 6o, conforme a história descrita no filme premiado com o Oscar "O Discurso do Rei".

Em 1919, Edward, então príncipe de Gales e com 25 anos de idade, dizia a sua amante secreta "minha amada Fredie Wedie" que ela era tudo o que ele desejava.

"Este é apenas um rabisquinho para ser levado pelo último correio, meu amor, e dizer a você que estou loucamente amando você esta tarde, meu anjo, e não vejo a hora de chegar as 16h30 de amanhã", escreveu.

"Embora eu tenha dito tudo isso 12 horas atrás, não consigo deixar de dizer tudo de novo agora à tarde -- só que estou falando ainda mais a sério, meu amor."

Publicidade

Freda Dudley Ward, que era mãe de dois filhos, foi a primeira amante de Edward. Eles se conheceram por acaso em uma festa em 1918, e o relacionamento durou cinco anos. Ela continuou a ser confidente íntima de Edward até 1934, quando teve início o relacionamento deste com Wallis Simpson.

"Não esqueço da sua doçura com seu garotinho carinhoso, e ele está tão, tão feliz esta tarde, meu amor", diz a carta, que será leiloada em Londres em 2 de abril.

A carta continua: "Então não tenho tempo de perceber o quanto sinto saudades DELA e quão consequentemente triste e deprimido estou, embora esteja loucamente feliz no íntimo!."

Edward assinou a carta "seu muito muito devotado e adorador David" -- o nome pelo qual sua família o chamava.

Quando o rei conheceu Wallis Simpson, rompeu repentinamente suas relações com Dudley Ward. Quando esta telefonou para o Palácio de Buckingham em 1934, a telefonista lhe disse: "Tenho ordens de não completar sua ligação".

Freda Dudley Ward morreu em 1983, aos 88 anos, e nunca falou sobre seu caso com o rei.

Richard Davie, diretor da casa de leilões de Autógrafos Internacionais, disse que a carta proporciona uma visão do pensamento de Edward e de seus verdadeiros desejos.

Publicidade

"Quando pensamos em Edward 8o, pensamos em sua abdicação. E a razão pela qual ele abdicou foi o amor por outra mulher. Obviamente, então, ele foi uma pessoa muito romântica," disse Davie à Reuters.

"Existem muitos autógrafos de Edward 8 e outras cartas dele, mas não cartas de amor. O fato de esta ser uma carta à amante que ele teve antes de Wallis a torna bastante rara."

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.